- Publicidade -

Aquecimento global causará “colapso” nos próximos mil anos

O professor Shawn Marshall publicou no último domingo (9) um estudo com projeções sobre os impactos do aquecimento global nos próximos mil anos. A conclusão traz um cenário catastrófico em praticamente todo o planeta.

O professor Shawn Marshall, da Universidade de Calgary, no Canadá, publicou no último domingo (9) um estudo com projeções sobre os impactos do aquecimento global nos próximos mil anos. A conclusão do pesquisador é, entre outras coisas, que o nível do mar subirá aproximadamente quatro metros em consequência do aumento da temperatura global.

- Publicidade -

O estudo, que foi publicado na revista científica Nature, é o primeiro a analisar um período de tempo tão longo. Segundo Marshall, o aquecimento global causará um “colapso catastrófico” no ano 3000.

Entre os principais causadores desse possível desastre global está a emissão de dióxido de carbono, um dos principais gases causadores do efeito estufa. Evento que causará derretimento das geleiras e aumento do nível do mar.

Um dos pontos mais propensos ao desastre é a placa de gelo ocidental da Antártida, uma área com 2,2 milhões de quilômetros quadrados. No entanto os reflexos do desastre serão sentidos em todo o mundo, com maior intensidade no hemisfério sul e em menores proporções no hemisfério norte. Mesmo tempo menos impactos, os países nórdicos, como o Canadá, por exemplo, terão seu clima totalmente modificado.

A estimativa de Marshall é de que grandes áreas no norte da África se transformem em desertos e a temperatura dos oceanos aumente em até 5%.

- Publicidade -

Para que fosse possível definir um estudo com um prazo tão longo, o estudioso utilizou um programa de computador, responsável pela simulação de possíveis cenários em que as emissões de carbono, entre os anos de 2010 e 2100, fossem zero.

Com informações Estadão

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -