Inicio Vida Sustentável 6 dicas para proteger os olhos no verão

Vida Sustentável

6 dicas para proteger os olhos no verão

Além de precauções com a pele e a hidratação, o verão também requer cuidados e atenção especial com os olhos.

27 de janeiro de 2016 • Atualizado às 10 : 13

A luz ultravioleta é prejudicial para a saúde ocular e o sol pode de fato queimar a córnea. | Foto: iStock by GettyImages

6 dicas para proteger os olhos no verão
3.36K
0

Além de precauções com a pele e a hidratação, o verão também requer cuidados e atenção especial com os olhos.

O oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, diretor médico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, em Niterói, explica que a exposição ao sol forte do verão pode comprometer a saúde ocular e trazer graves danos. “Para o início dos prejuízos aos olhos, nem é necessária exposição excessiva, por isso devemos redobrar os cuidados”, explica o médico.

Segundo ele, a luz ultravioleta é prejudicial para a saúde ocular e o sol pode de fato queimar a córnea. Além disso, outras situações da estação trazem riscos aos olhos. Diante disso, o especialista separou seis dicas de como preservar os olhos sempre saudáveis. Veja abaixo quais são elas:

1. Tenha sempre óculos escuros por perto

“A utilização dos óculos escuros com filtro é muito importante, pois ele filtra a radiação emitida pelo sol, protegendo o olho.”

2. Proteja a pele e os olhos na praia

“Quando nas praias, muito visitadas na estação, deve-se tomar cuidado com o sal do mar e a areia, pois os grãos podem entrar nos olhos e arranhar a córnea.”

 3. Diga não à pirataria

“Nunca se deve comprar óculos escuros de ambulantes e camelôs. O ideal é ir à loja de confiança.”

 4. Higienize as mãos com frequência

“A conjuntivite é uma doença comum no verão. Deve-se sempre lavar as mãos, evitar coçar os olhos e frequentar ambientes fechados com aglomeração de pessoas, principalmente se alguma tiver sintomas.”

 5. Desconecte-se

“No período de férias, evitar deixar as crianças muito tempo na frente na televisão, do vídeo game e do computador. O excesso trará desconforto ocular, dor de cabeça, ardência e dores nos olhos. Descansar dez minutos a cada hora.”

6. Procure o caminho com mais sombras

“A utilização de bonés e a permanência na sombra são importantes. Outra dica é evitar sair nos horários de pico do sol.”

(3363)

logo
Fechar
Abrir
logo