- Publicidade -

5 receitas culinárias para cães e gatos

Separamos cinco pratos que podem ser apreciados pelos animais domésticos, que vão muito além das rações.

As rações são os alimentos mais seguros e acessíveis para os animais de estimação, no entanto, antes da ascensão do mercado de pet shops, os donos de cães e gatos separavam ingredientes da cozinha e até preparavam refeições especialmente para seus bichos. Com o passar dos anos, os animais se adaptaram à comida industrializada, o que não significa dizer que os bichos não podem ter outras refeições em suas dietas.

- Publicidade -

Os donos devem ficar atentos ao preparo das refeições para seus bichos e terem em mente que as receitas apenas devem complementar a dieta, a fim de somar mais nutrientes para o organismo dos pets. Vale também consultar o veterinário para mais esclarecimentos.


Foto: lyyn.gardner/Flickr 

Frango cozido
Provavelmente, seu cão ficará encantado só de se aproximar do frango cozido. Muito nutritivo para o organismo destes animais, o frango deve ser preparado somente com água e um pouco de sal, e os donos precisam ficar atentos para a parte que será servida, evitando ossos e gordura. Na dúvida, escolha sempre o peito, que fica ainda mais nutritivo ao ser servido com um pouquinho de arroz.


Foto: foodiesathome.com/Flickr 

- Publicidade -

Ovos mexidos
Fácil de preparar, a receita pode ser incorporada ao cardápio dos cães saudáveis, desde que o cozinheiro não adicione sal. Os ovos também precisam ser fritos numa panela com um fiozinho de azeite, e podem ser misturados com pedaços de frango ou presunto, antes de serem servidos ao cão.


Foto: I believe I can fry/Flickr 

Macarrão
Os cachorros também podem saborear um prato de macarrão, preparado com pouco óleo e sem molho. Os mais indicados são o penne e o fusilli, evitando cortes largos, como o espaguete e o fetuccine, pois os bichinhos podem acabar engasgados com as massas maiores. O macarrão pode ser misturado com um pouco de ração ou pedaços de frango cozido.

- Publicidade -


Foto: erlin1/Flickr 

Atum e sardinhas
Os gatos são apaixonados por atuns e sardinhas, mas não podem comer peixe cru e nem com espinhos. Assim, vale ferver os pescados com água, alho bem picado e azeite – os dois últimos ingredientes fazem bem para a saúde dos gatos, evitando bolas de pelo e prevenindo o aparecimento de pulgas.  


Foto: valike/SXC.HU

Aveia
A aveia cozida é aliada da alimentação dos gatos, principalmente para os filhotes, pois fornecem vários nutrientes que são necessários para os bichinhos nos primeiros meses de vida. Quem optar pela aveia cozida, poderá misturá-la com ração ou com algumas frutas, sem adicionar açúcar.

Com informações do site Eroski Consumer.
Redação CicloVivo