A C&A lançou as primeiras camisetas do mundo com Certificação de nível Gold da Cradle to Cradle™, uma certificação que atesta que todos os processos, desde o cultivo do algodão, até o destino final do vestuário, foi feito de forma responsável e mais sustentável. Com versões feminina e masculina, em seis cores cada, esta é a primeira “coleção circular” da rede e foi desenvolvida globalmente.

As peças foram desenhadas para que sejam recicladas ou reutilizadas, portanto, levando em conta seus usos futuros. A nova linha de camisetas foi feita com 100% de algodão mais sustentável, usando apenas materiais seguros e confeccionadas de forma social e ambientalmente responsáveis. Além disso, em todas as etapas do processo produtivo houve reuso de água e foi utilizada energia renovável.

As camisetas, item básico do guarda-roupa, representam um marco no caminho para um futuro mais sustentável. O Programa de Certificação de Produtos Cradle to Cradle™ é uma forma de avaliar se produtos e materiais são seguros para a saúde humana e para o meio ambiente. Concedida pelo Cradle to Cradle Institute, essa certificação é dividida em nível Basic, Bronze, Silver, Gold ou Platinum.

“Estamos trazendo uma história que entendemos ser um marco para o varejo de moda nacional, com o lançamento das primeiras camisetas desenhadas para serem recicladas em escala mundial. Temos a responsabilidade de liderar esse processo, já que temos o compromisso de oferecer uma moda com impacto positivo”, disse o presidente da C&A, Paulo Correa.

O lançamento é uma das iniciativas da estratégia global de sustentabilidade da marca, dentro do pilar Produtos mais Sustentáveis. A estratégia conta ainda com dois outros importantes pilares: Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis.

Os modelos das camisetas que foram desenvolvidos em parceria com o Fashion for Good, centro de inovação em moda e sustentabilidade, estabelecido na Holanda, por meio dos recursos cedidos pela C&A Foundation. O Fashion for Good é fruto de uma parceria global que reúne fabricantes de roupas, varejistas, organizações sem fins lucrativos, inovadores e financiadores em prol do objetivo comum de fazer com que nossa indústria se torne circular.

A coleção da C&A com a Certificação Cradle to CradleTM estará disponível em 29 lojas físicas e online a partir do dia 1º de setembro de 2017.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.