Vivenciar para transformar a cidade é a proposta central do Curso Agentes de Sustentabilidade, que será realizado gratuitamente em Barueri, município de São Paulo. A formação, desenvolvida pela Fundação Alphaville, será realizada em parceria com a prefeitura municipal e acontecerá de 19 de setembro a 28 de novembro. As inscrições estarão abertas até 10 de setembro.

O curso é aberto ao público e tem como objetivo formar cidadãos para atuarem no município em prol da sustentabilidade. Ao final da formação, espera-se que os novos agentes estejam aptos a desenvolver ações em Barueri de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade.

É uma boa oportunidade para quem sempre quis contribuir com seu município, mas nunca soube exatamente por onde começar

Conhecendo a própria cidade

O curso será realizado na Fatec e tem carga horária de 60 horas. Todo o conteúdo programático será dividido em três módulos. No primeiro, os participantes vão conhecer o cenário atual da cidade para se inteirar de temas relacionados aos eixos social, ambiental e econômico do município. Faz parte da programação a realização de visitas técnicas a locais relacionados aos temas, a fim de contribuir com a percepção prática sobre a realidade do município.

Já o segundo módulo será destinado ao planejamento de ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população e com transformações efetivas para a cidade. No terceiro e último módulo, os participantes dão vida às ideias, com a aplicação prática dos projetos desenvolvidos no decorrer do curso.

“O Agentes de Sustentabilidade é uma boa oportunidade para quem sempre quis contribuir com seu município, mas nunca soube exatamente por onde começar. As ferramentas da formação trazem insumos e conhecimentos técnicos que viabilizam a construção de projetos personalizados para demandas locais de forma muito prática e participativa”, diz Ricardo Benitez, coordenador de sustentabilidade da Fundação Alphaville e um dos condutores do curso.

Foto: Fundação Alphaville/Divulgação

Quando e onde

Data: De 19/09 a 28/11

Horário: Aulas às quartas-feiras (19h às 22h) e visitas técnicas aos sábados (08h30 às 12h)

Local: Fatec – Av. Carlos Capriotti, 123 – Centro/Barueri-SP

Inscrições: De 27 de agosto a 10 de setembro – no Ganha Tempo – Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro/Barueri-SP