A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) abriu um chamado para encontrar as 10 melhores iniciativas de desenvolvimento rural sustentável da América Latina e do Caribe.

As organizações que estão realizando projetos e iniciativas inovadoras em um ou mais países da região podem se inscrever até 16 de julho, revisando as bases, baixando o formulário e registrando sua iniciativa no seguinte link.

A FAO priorizará as iniciativas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a alimentação saudável, a erradicação da pobreza e resiliência climática e ambiental, que tenham resultados bem-sucedidos e possam ser replicados em vários territórios rurais e em múltiplas escalas.

Algumas das iniciativas vencedoras serão sistematizadas e documentadas em profundidade pela FAO, para que suas lições beneficiem outros países da região.

Aquelas com maiores possibilidades de serem reproduzidas contarão com a assistência técnica da FAO para apresentar propostas perante potenciais financiadores, que permitam melhorar e reproduzir suas atividades.

Os gestores das 10 iniciativas vencedoras serão convidados, com todos os custos pagos, ao IV Fórum Internacional de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, para apresentá-las pessoalmente.

Tanto as 10 experiências vencedoras, como outras que possuam um grande potencial de crescer em distintas escalas, formarão parte de uma série de iniciativas da FAO que facilitará que outras organizações, países e indivíduos possam conhecê-las e reproduzi-las.

Condições para participar

Qualquer entidade com personalidade jurídica (sociedades, cooperativas, empresas, organizações, etc.) poderá inscrever sua iniciativa de desenvolvimento sustentável.

As iniciativas deverão ter dois ou mais anos de execução, a fim de contar com indicadores de impacto e identificados os desafios e oportunidades que enfrentam para poder ser implementada em maior escala.

As iniciativas que participarem da convocação serão avaliadas segundo seus temas de interesse, grau de êxito, potencial de crescimento e caráter se sua inovação

A inovação é chave para o desenvolvimento sustentável

Segundo a FAO, a inovação é fundamental para promover os avanços tecnológicos e as novas formas de coordenação institucional e organização social que a América Latina e o Caribe necessitam para avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

A inovação para o desenvolvimento rural sustentável implica revitalizar as relações entre indivíduos e organizações para aproveitar e promover novos produtos, processos, formas de comercialização e organização, a fim de liberar todo o potencial dos territórios rurais.