Os proprietários do novo Nissan Leaf no Japão poderão instalar gratuitamente painéis solares em suas residências. A oferta faz parte de uma campanha conjunta da Nissan e da Ecosystem Japan que pretende promover o uso deste tipo de energia para alimentar o veículo, que é 100% elétrico e o mais vendido do mundo.

Os novos proprietários do Leaf que se inscrevem no plano Jibun Denryok (eletricidade pessoal, em português) serão qualificados para a instalação gratuita de um sistema de geração de energia solar. Eles também vão poder obter um desconto em um plano chamado Daytime Assist Plan, onde os participantes são encorajados a recarregar as baterias de seus carros durante o dia usando eletricidade de seus painéis solares ou à noite, quando a demanda por energia da rede é ainda menor.

A campanha atende apenas os clientes que vivem na região de Kanto e vai até o final de março de 2018. Para se qualificar, os proprietários do novo Nissan Leaf devem se inscrever no plano e permanecer nele por vinte anos. Quando o contrato expirar, a propriedade do sistema de geração de energia solar será transferida gratuitamente aos proprietários. A Ecosystem Japan arcará com os custos de instalação e manutenção dos painéis durante o período do contrato.

Na Europa, diversas montadoras se uniram para instalar uma rede de recarga de veículos elétricos. Uma uma startup sueca também oferece 5 anos de carga solar gratuita aos motoristas.