Saiba onde descartar garrafas de vidro em São Paulo

Na natureza, o vidro pode demorar quatro mil anos para se decompor. A melhor opção é fazer a destinação correta.

onde reciclar vidro
Foto: Marcia Sousa

Você já deve ter ouvido por aí: dê preferência a latinhas ao invés de garrafas de vidro. De fato, o alumínio pode ser infinitamente reciclado e o Brasil é um grande reciclador deste material. Mas, às vezes, não dá para escapar e é importante ter em mente que as garrafas de vidros, que podem demorar quatro mil anos para se decompor, também são totalmente recicláveis e, portanto, merecem destinação correta.

O sucesso do projeto Volte Sempre, que disponibilizou máquinas que trituram vidro em supermercados, no ano passado, também mostrou a carência que os paulistanos têm de locais que recebam este material. Pensando nisso, listamos abaixo opções de onde, na capital paulista, você pode descartar garrafas de vidro:

Troque por serviços

Criado em 2017, a Molécoola é um programa que transforma recicláveis em benefícios ao consumidor. Basta baixar um aplicativo, fazer o cadastro e levar o material para um ponto de entrega mais próximo. O resíduo gera uma pontuação que, quando acumulada, pode ser trocada por produtos, serviços e descontos. As opções de resgate vão desde um canudo de metal até créditos no bilhete único. Saiba mais aqui e confira os endereços das lojas Molécoola.

Chame um catador pelo celular

Lançado como o “Tinder da Reciclagem”, o aplicativo Cataki une quem precisa descartar materiais e quem trabalha com a reciclagem. A solução é ideal para quem não possui serviços de coleta de recicláveis próximo de casa e já está ativo em capitais, além de São Paulo. Por meio dele, é possível visualizar o catador disponível mais próximo e negociar a retirada e o pagamento pelo serviço.

Além de ter a garantia da destinação correta, você contribui para a renda dos profissionais que, inclusive, são responsáveis por 90% do lixo reciclado no Brasil – segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Disponível para celulares Android e celulares iOS.

Coleta Seletiva

Além dos caminhões de lixo comum, moradores de 94 distritos do município recebem a coleta domiciliar de materiais recicláveis – de acordo com a prefeitura de São Paulo. Mesmo sendo ainda insuficiente, pode ser que passe um caminhão na sua rua e você nem saiba.

A coleta de recicláveis é feita por duas empresas concessionárias: a Loga (responsável por Centro, Norte e Oeste) e a Ecourbis (responsável por Sul e Leste). Insira seu endereço nos links a seguir para saber se (e quando) o caminhão passa na sua rua: Loga e Ecourbis.

Ecoponto

Por fim, os chamados “ecopontos” são pontos de entrega mais conhecidos por receberem resíduos de construção, demolição e móveis velhos. Entretanto, além dos entulhos, tais locais também recebem resíduos recicláveis. Mantidos pela Prefeitura de São Paulo, os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Confira a lista de endereços de todos os pontos disponíveis na cidade.

Leia mais:

Saiba como descartar corretamente diferentes resíduos

Projeto coleta mais de 8 toneladas de vidro em bares do RJ