- Publicidade -

Guia Michellin passa a reconhecer restaurantes sustentáveis

Considerada a mais importante avaliação gastronômica do mundo, o guia passa a sinalizar quais restaurantes são amigos do meio ambiente

guia michellin sustentabilidade

Um novo símbolo de reconhecimento faz parte do Guia Michellin, publicação centenária que avalia restaurantes e chefs do mundo. É um trevo verde, usado para identificar restaurantes com práticas sustentáveis. “O trevo tem como objetivo promover e reconhecer chefs que estão fazendo a sua parte na preservação de recursos e promovendo o respeito à biodiversidade, reduzindo o desperdício de alimentos e o uso de energia não renovável”, comunicaram os editores.

- Publicidade -

O trevo, chamado de “Escolha Sustentável de Gastronomia”, foi dado a 50 restaurantes na edição deste ano, uma proporção bastante modesta já que o guia inclui 3.435 restaurantes franceses em sua avaliação.

Houveram ainda três menções especiais: os jardins de permacultura do premiado restaurante Mirazur; o apoio de David Toutain a produtores e artesãos que trabalhem de forma sustentável; e o programa de reaproveitamento de resíduos orgânicos do restaurante Septime.

Caricaturas dos 50 chefs franceses que receberam o trevo verde no Guia Michellin.
Imagem: Divulgação

Avaliação restrita aos franceses

A sinalização começou a aparecer apenas para restaurantes franceses e ainda não está definido se a iniciativa vai envolver restaurantes em outros países. Em comunicado, editores disseram que “as iniciativas sustentáveis dos primeiros chefes a receberem o reconhecimento vão ser detalhadas e destacadas nas várias plataformas de comunicação do Guia Michellin ao longo do ano, o que vai permitir que os leitores conheçam melhor os restaurantes que valorizam a sustentabilidade, entendam o posicionamento dos chefs e a cozinha que eles vão experimentar ao escolherem suas experiências gastronômicas”.

Outros símbolos já conhecidos do guia são uma coqueteleira, para identificar excelentes cardápios de bebidas, e um guarda-sol, que indica refeições servidas ao ar livre.

- Publicidade -

A importância e a história do Guia Michellin

A publicação foi criada originalmente pela marca de pneus para incentivar viagens nos automóveis para restaurantes que justificassem o deslocamento. Com o passar do tempo, as avaliações foram ganhando importância e status e hoje são as mais conceituadas da gastronomia mundial.

Anualmente, são divulgados pelo guia os melhores restaurantes da França, que continua como foco principal, e de outros países ao redor do mundo. A publicação é esperada ansiosamente por chefs e amantes da gastronomia – são mais de 14 mil restaurantes avaliados em diversas cidades e países.

Os restaurantes podem receber uma estrela (“um restaurante muito bom”), duas estrelas (“cozinha excelente que merece a visita”) ou a pontuação máxima de 3 estrelas (“cozinha excepcional que justifica uma viagem”).

- Publicidade -