espinafre
Folhas de espinafre. Foto: iStock

O espinafre (Spinacia oleracea) ficou famoso com o marinheiro Popeye que sempre recorria às suas folhas quando precisava de uma força extra. E a verdade é que esse vegetal é realmente muito bom para a nossa saúde. Originário da Pérsia, o espinafre tem folhas verdes escuras nutritivas que trazem benefícios para o nosso corpo. Além de ser fácil de encontrar, ele é uma opção acessível, versátil e prática para incluir na alimentação diária.

Entre os principais nutrientes do espinafre estão as fibras, fundamentais para a saúde digestiva, já que ajudam a regular o trânsito intestinal e a prevenir a constipação. Além disso, as folhas são ricas em vitaminas A, C, K e do complexo B, essenciais para a saúde ocular, imunidade, coagulação sanguínea e metabolismo energético.

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Nutrientes do espinafre. Fonte: Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo

Os minerais como ferro, magnésio, cálcio e potássio, também estão presentes e que são importantes para a formação de glóbulos vermelhos e para a saúde óssea. Para completar, o espinafre é antioxidante, graças à presença de compostos como flavonoides e carotenoides, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação crônica de baixo grau.

Quer conhecer melhor os benefícios do espinafre? Quem conta para a gente é a Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo 

Benefícios do Espinafre

espinafre prato salada
Foto: Louis Hansel | Unsplash

1. Controle da Pressão Arterial

O potássio presente no espinafre ajuda a controlar a pressão arterial ao neutralizar os efeitos negativos do sódio, promovendo a excreção de sódio pelos rins e relaxando os vasos sanguíneos.

2. Saúde Ocular

Os antioxidantes luteína e zeaxantina protegem os olhos contra danos da luz azul e reduzem o risco de degeneração macular e catarata.

3. Controle do Peso

Rico em fibras e com baixa densidade calórica, o espinafre pode ajudar no controle do peso ao proporcionar saciedade com poucas calorias.

4. Diminuir Constipação

As fibras insolúveis adicionam volume às fezes à medida que o alimento passa pelo sistema digestivo, prevenindo a constipação.

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Suco verde com espinafre. Foto: Pixabay

5. Controle do Diabetes

O espinafre contém um antioxidante conhecido como Ácido Alfa Lipóico, que reduz os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina e previne alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

6. Saúde Óssea

A vitamina K presente no espinafre, atua como modificador das proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a quantidade de cálcio eliminado pela urina.

7. Pele e Cabelo Saudáveis

O espinafre é rico em vitamina A, que regula a produção de óleo na pele e nos folículos capilares, prevenindo a acne. O espinafre também fornece vitamina C, que é importante para a síntese e manutenção do colágeno, fundamental para a estrutura da pele e do cabelo.

8. Melhora da Imunidade

As vitaminas A e C reforçam o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções.

9. Melhora da digestão

O espinafre é uma ótima opção para pessoas com síndrome do intestino irritável ou distúrbios digestivos, pois é baixo em FODMAPs (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis), tipos de carboidratos que podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas.