- Publicidade -

5 benefícios dos cogumelos na alimentação

Além de super saborosos, os cogumelos têm muitos nutrientes e podem te ajudar a manter a saúde em dia

cogumelos alimentação
Foto: Thanh Soledas | Unsplash

Quanto mais se fala dos fungos, mais descobrimos que ainda estamos longe de conhecer este incrível e intrigante universo. Estima-se que a Terra tenha entre dois e quatro milhões de espécies conhecidas de fungos com milhares de outras descobertas todos os anos. Da mesma forma, as propriedades e possíveis uso dos fungos são surpreendentes: desde a capacidade de absorver carbono, até o uso medicinal, como matéria-prima mais sustentável, na alimentação e até mesmo de se comunicar.

- Publicidade -

O micélio, rede de raízes dos fungos, fica abaixo do solo e ajuda a decompor a matéria orgânica. Este emeranhado também tem muitas propriedades incríveis que estão sendo cada vez mais aproveitadas das mais diversas formas. Os cogumelos, as partes visíveis dos fungos, podem ser extremamente tóxicos, mas também medicinais e nutritivos, com benefícios comprovados para a saúde humana.

benefícios cogumelos
Foto: Christine Siracusa | Unsplash

Os cogumelos são ricos em vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio, niacina, potássio, riboflavina, selênio e zinco, e são boas fontes de proteínas e fibras. Eles também têm vários outros benefícios para a saúde do cérebro, do coração e do intestino, e estão até mostrando propriedades anticancerígenas – há muito acreditadas na medicina tradicional – em pesquisas emergentes.

Benefícios dos cogumelos para a saúde

cogumelos ostra alimentação
Cogumelo Ostra. Foto: Mido Art | Unsplash

1. Saúde cerebral 

Um estudo de 2018 realizado em Singapura descobriu que os participantes que comiam duas xícaras de cogumelos por semana tinham 50% menos probabilidade de apresentar comprometimento cognitivo leve, que inclui dificuldade de linguagem e memória. O estudo durou de 2011 a 2017 e envolveu 663 participantes, que comeram seis cogumelos comuns, incluindo botão, shiitake e cogumelo ostra.

2. Saúde do coração 

Os cogumelos têm múltiplas características que os tornam benéficos para a saúde do coração e para reduzir o risco de doenças cardíacas. Uma alta ingestão de sódio está associada à pressão alta e à hipertensão, que podem causar derrame e doenças cardíacas. Os cogumelos são naturalmente pobres em sódio: uma xícara de cogumelos brancos contém apenas cinco miligramas de sódio, mas podem reduzir a necessidade de sal nas refeições, mantendo o sabor.

- Publicidade -
cogumelo shitake
Shitake. Foto: Yuval Zukerman | Unsplash

Além disso, os cogumelos podem substituir as proteínas animais, muitas vezes ricas em gorduras, em algumas receitas. Eles também são uma ótima fonte de potássio, que ajuda a reduzir o impacto do sódio e a aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, o que é benéfico para a pressão arterial.

3. Saúde intestinal 

Além das altas concentrações de fibras, os cogumelos proporcionam outros benefícios ao intestino. Eles são ricos em polissacarídeos – um tipo de carboidrato que ajuda o corpo a desenvolver bactérias saudáveis ​​– e também atuam como “prebióticos”, um tipo de fibra que não pode ser digerida pelo corpo, mas é armazenada e fermentada no intestino grosso pelas bactérias, estimulando o crescimento da microbiota no intestino.

cogumelo ostra
Foto: Dennis Scherdt | Unsplash

4. Vitamina D e imunidade 

Os cogumelos têm recebido cada vez mais atenção pelos benefícios do sistema imunológico, sendo suas concentrações de vitamina D um dos muitos fatores. Na verdade, os cogumelos são o único produto suficiente e fonte não animal de vitamina D. Quando os cogumelos são expostos à luz ultravioleta, eles ficam mais ricos em vitamina D que, por sua vez, ajuda o corpo a absorver o cálcio, tão importante para a saúde óssea e imunológica.

- Publicidade -

5. Prevenção do Câncer 

Dadas as suas concentrações de ergotioneína – um antioxidante que atua prevenindo e retardando os danos às células – há algumas evidências de que os cogumelos podem diminuir o risco de câncer. Uma revisão de um número relativamente pequeno de estudos sobre o cancro entre 1966 e 2020 descobriu que consumir 18 gramas de cogumelos por dia poderia reduzir o risco de desenvolver cancro em cerca de 45%. O estudo descobriu que qualquer variedade de cogumelos era útil, mas shiitake, ostra, maitake e ostra real têm concentrações especialmente altas de ergotioneína.

shimeji
Shimeji. Foto: Max Griss | Unsplash

Com informações de EcoWatch