- Publicidade -
alimentos disposição energia aveia
Foto: iStock

Os cereais são um dos principais aliados de quem quer cuidar da saúde por meio de uma alimentação equilibrada. Entre eles, um dos grãos mais conhecidos e presentes na mesa dos brasileiros é a aveia. Com qualidades únicas, a aveia é considerada um superalimento por conter nutrientes e compostos bioativos que são associados a respostas anti-inflamatórias, antioxidantes e imunogênicas.

- Publicidade -

Além disso, a aveia é uma boa fonte de carboidratos, ácidos graxos, vitaminas do complexo B (B1, B5, B6, B9), cobre, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco. Outra vantagem é que o cereal é extremamente versátil e pode ser usado em diversas receitas, desde o tradicional mingau até vitaminas, bolos, saladas e preparo de massas doces e salgadas.

Alimentos à base de plantas, como é o caso a aveia, oferecem benefícios funcionais devido às propriedades nutricionais como vitaminas, minerais, polifenóis, terpenóides, alcalóides, esteróis e ácidos graxos insaturados. Estes alimentos ajudam a fortalecer a da imunidade, sendo um bom reforço pata que o corpo responda positivamente a possíveis infecções e danos inflamatórios, contribuindo para prevenção e tratamento de determinadas doenças.

aveia benefícios
Foto: I Aboud | Unsplash

Em flocos, farelo ou farinha, a aveia pode ser uma grande aliada no cardápio alimentar diário. “A aveia possui uma fibra solúvel chamada betaglucana que pode auxiliar a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Em geral, a recomendação diária para adultos é aproximadamente de 20 a 30 gramas, o que equivale a três colheres de sopa”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Adriana Zanardo.

O que que a aveia tem?

Considerada um grão do bem, a aveia possui em sua composição fibras solúveis, principalmente a betaglucana, e fibras insolúveis, compostas, principalmente, por celulose, hemicelulose e lignina. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol, triglicérides e açúcares no sangue, contribuindo na prevenção de doenças do coração. Essas fibras ainda podem agir como uma barreira física contra a invasão de organismos capazes de causar doenças.

- Publicidade -
aveia
Foto: Pixabay

As propriedades do cereal que o posicionam na categoria de “superalimento” não param por aí: a aveia é fonte de ferro e polifenóis, que contribuem com o sistema imunológico, assim como aminoácidos que também são conhecidos por regular as defesas do organismo. Com boa biodisponibilidade de selênio, mineral que atua no sistema de defesa antioxidante, o cereal pode auxiliar na redução do risco de infecções virais e bacterianas.

Por fim, as vitaminas presentes na aveia atuam nas funções fisiológicas e contribuem para o metabolismo. O complexo B é conhecido por colaborar com as funções do sistema nervoso, e o potássio equilibra os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Por ter baixo índice glicêmico, o cereal tem a capacidade de prolongar a sensação de saciedade.

Aveia, um coringa em qualquer cardápio

É possível consumir aveia ao longo do dia, no café da manhã, almoço, jantar e lanches. No café da manhã, a sugestão da nutricionista é acrescentar aveia às bebidas ou sobre frutas. Ao longo do dia, o grão pode substituir a farinha de trigo em diversos preparos salgados e doces.

- Publicidade -
aveia
Foto: Jasmine Alimentos

O grão, inclusive, desmistifica a crença de que manter uma alimentação saudável e uma dieta regrada é difícil. “Por ser multifuncional e de diversas formas, é possível encontrar muitos produtos feitos à base do grão, bem como preparar em casa. A aveia não precisa ser consumida apenas crua. Hoje ela é ingrediente de preparos quentes e pode substituir, com mais saúde e sem mudar o sabor e textura, outros ingredientes como farinha de trigo”, afirma a a especialista de marketing da Jasmine Alimentos, Indra Adimari.