Reunimos abaixo algumas dicas do Climainfo, organização especializada em notícias sobre mudanças climáticas, para quer aproveitar ao máximo o fim de semana. A ideia é preencher bem seu tempo livre com leituras de qualidade que vão enriquecer seu conhecimento.

– O que é que a floresta tem?

Em São Paulo, o ISA (Instituto Socioambiental) convida a conhecer de perto as iniciativas que desenvolve junto a parceiros da Amazônia e da Mata Atlântica que buscam fortalecer uma economia que valorize a floresta. É uma boa oportunidade para degustar produtos vindos diretamente das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP), dos índios do Rio Negro, de Roraima, do Território Indígena do Xingu (MT) e dos extrativistas da Terra do Meio, do Pará. E ainda assistir a uma apresentação do grupo de Fandango do quilombo Morro Seco. O evento é uma realização do Instituto Socioambiental e do Instituto ATÁ com o apoio do Fundo Amazônia e da União Europeia. Veja mais aqui

Amanhã, sábado, 5 de agosto, das 11:00 h às 16:00 h.

Box Bioma Amazônia e Mata Atlântica

Mercado de Pinheiros, em São Paulo

– Indicações The Economist

A The Economist indica dois livros sobre a sexta extinção, esta provocada pela humanidade que serão lançados em setembro.

“The Ends of the World: Volcanic Apocalypses, Lethal Oceans, and Our Quest to Understand Earth’s Past Mass Extinctions”, de Peter Brannen, conta as histórias das cinco grandes extinções, nas quais pelo menos metade das espécies então existentes desapareceu. Brannen procura encontrar pistas sobre nossa condição atual fazer parte de uma sexta extinção.

Já a tese de “Inheritors of the Earth: How Nature Is Thriving in an Age of Extinction”, de Chris Thomas, é que o processo de extinção de espécies em curso é fundamentalmente diferente dos anteriores, em boa parte por causa da extrema mobilidade que a humanidade está dando a alguns animais, plantas e outros seres vivos. No que muitos chamam de “espécies invasivas”, Thomas vê a possibilidade de maior diversificação de algumas espécies e, portanto, sustentação. Ele chama a atenção para a imensa maioria das invasoras ficarem confinada a pequenos ecossistemas, quase não escapando do jardim de casa. E que as que causaram desastres, como os coelhos australianos e os ratos na Polinésia, não justificam a má-fama que as invasoras ganharam. Thomas postula que vivemos numa nova Pangea, uma única Terra ligada por espécies em todo lugar.

Livros

– Código Florestal e compensação de Reserva Legal: Ambiente político e política ambiental

Paulo Roberto Cunha analisa os processos políticos e legislativos que levaram ao novo Código Florestal (Lei Federal 12.651 de 2012) com foco no mecanismo de compensação de reserva legal. Veja aqui.

– Tudo de uma só vez: Como libertar seu “nerd” interior, se aproximar da curiosidade radical e resolver qualquer problema

Bill Nye não é muito conhecido por aqui. Alguns episódios do seu programa “Bill Nye, the Science Guy” foram exibidos em manhãs de sábado com o título de “Eureca”. Ele é um dos divulgadores da ciência mais conhecidos nos EUA. Neste livro, em um tom mais pessoal, Nye fala dos impactos danosos de se ignorar que o clima está mudando e diz que “nós mal fazemos qualquer coisa para enfrentar a mudança do clima e para melhorar a vida das pessoas nos países em desenvolvimento. Nós temos que começar a trabalhar”. Um dos autores destas notas pede licença pela tradução de “Everything All at Once: How to Unleash Your Inner Nerd, Tap into Radical Curiosity and Solve Any Problem”. Veja aqui.