- Publicidade -

Vitória dos animais: Bangladesh proíbe elefantes em cativeiro

Decisão foi comemorada por ativistas de direitos animais – muitos elefantes eram submetidos a treinamento e atividades cruéis

elefante em circo
Animais eram usados em atividades exploratórias. Foto: iStock

O dia 25 de fevereiro de 2024 vai ficar marcado como uma data especial para os elefantes e para ativistas de direitos dos animais na Ásia. “O tribunal superior suspendeu hoje todas as licenças para a criação de elefantes em cativeiro”, Amit Das Gupta, vice-procurador-geral de Bangladesh.

- Publicidade -

A medida que foi considerada um passo importante para acabar com a crueldade contra os elefantes asiáticos. A proibição vai proteger cerca de 200 animais que ainda vivem em Bangladesh – quase metade em cativeiro, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Antes da nova decisão, as licenças eram emitidas pelo departamento florestal a grupos madeireiros e alguns circos. Mas descobriu-se que os elefantes eram obrigados a transportar toras de forma cruel e usados em atividades que não faziam parte das autorizações iniciais.

elefante usado em turismo
Foto: iStock by Getty Images

Muitos elefantes eram cobertos com tinta brilhante e forçados a participarem de espetáculos de rua. Outros eram usados em ações para pedir comida e dinheiro, atividades que Gupta chamou de “extorsão de rua” e que violam as licenças originais.

“Em nome do treinamento de elefantes, licenciados privados, incluindo festas de circo, filhotes são separados brutalmente de suas mães, são acorrentados durante meses e torturados para ensinar truques”, disse disse Rakibul Haque Emil, chefe da Fundação People for Animal Welfare (PAW) de Bangladesh.

- Publicidade -

Embora o país já tenha abrigado muitos elefantes asiáticos, a população destes animais despencou devido à caça e a perda de habitat. Com a decisão do governo, Emil declarou ter esperança de que os elefantes que hoje estão em cativeiro possam ser reabilitados para a vida selvagem.

“Vários países da Ásia, como a Tailândia e o Nepal, obtiveram algum sucesso na reabilitação de elefantes em cativeiro. Vamos fazer isso aqui”, disse o ativista.

Elefantes em zoológico de Bangladesh
Elefantes em zoológico de Bangladesh. Foto: MD Rumon Munshi | Unsplash

Jaya Ahsan, uma atriz e produtora que abriu o processo legal junto com a People for Animal Welfare, também está esperançosa e declarou que a conquista pode pôr fim ao cruel “treinamento”, conhecido como “hadani”, ao qual os elefantes são submetidos.

- Publicidade -

Em 2019, dois elefantes que estavam em cativeiro foram resgatados pela polícia e colocados aos cuidados do Zoológico Nacional de Bangladesh, em Dhaka. Em maio de 2023, um jovem elefante que era usado para pedir dinheiro nas ruas foi atropelado por um trem e morreu, colocando a terrível realidade dos elefantes em cativeiro sob os holofotes.

elefantes livres
Foto: iStock