- Publicidade -

Plantas falam? Pesquisadores provam que elas emitem sons

Cientistas captaram sons emitidos por diferentes espécies de plantas relacionados com fatores externos – veja o vídeo!

plantas falam
As plantas emitem sons de acordo com diferentes estímulos externos. Foto: Lilach-Hadany

Já publicamos no CicloVivo muitas matérias sobre diferentes espécies de plantas: as que brilham a ponto de iluminar ambientes, as que vivem há décadas em um terrário, as medicinais com suas inúmeras propriedades e até os fungos que se comunicam usando mais do que 50 “palavras”. Mas uma nova descoberta mostra que ainda há muito o que aprender: pesquisadores gravaram sons emitidos por plantas que nenhum ser humano pode ouvir.

- Publicidade -

É isso mesmo, as plantas são capazes de emitir sons semelhantes a cliques que são únicos para cada espécie e variam de acordo cm fatores externos. É o que revela a primeira etapa de um estudo, publicada na revista Cell.

Os sons captados pelos microfones da Universidade de Tela Aviv são semelhantes a estalos, ou estouro de pipoca, e são emitidos em um volume semelhante ao da fala humana, mas em altas frequências, além do nosso alcance auditivo.

plantas falam
Foto: Universidade de Tel Aviv

“Descobrimos que as plantas geralmente emitem sons quando estão sob estresse e que cada planta e cada tipo de estresse está associado a um som específico identificável”, disse Lilach Hadany, da Escola de Ciências Vegetais e Segurança Alimentar, que liderou a equipe de pesquisa. “Embora imperceptíveis ao ouvido humano, os sons emitidos pelas plantas provavelmente podem ser ouvidos por diversos animais, como morcegos, ratos e insetos.”

Os pesquisadores colocaram as plantas em uma caixa acústica em um porão silencioso e isolado, sem ruído de fundo. Microfones ultrassônicos gravam sons em frequências mais altas do que o máximo detectável por um humano adulto. Os microfones foram colocados a uma distância de cerca de 10 cm de cada planta, incluindo tomates, videiras, tabaco, trigo, milho, cacto e henbit.

- Publicidade -

Antes de registrar as plantas, a equipe as submeteu a vários tratamentos: algumas plantas não foram regadas por cinco dias, algumas tiveram seus caules cortados e outras não foram tocadas.

replantar
Foto: Skitterphoto | Pexels

“Nossa intenção era testar se as plantas emitem sons e se esses sons são afetados de alguma forma pelo estado da planta. Nossas gravações indicaram que as plantas em nosso experimento emitiam sons em frequências de 40 a 80 kilohertz”, explica Lilach. “As plantas não estressadas emitiam menos de um som por hora, em média, enquanto as plantas estressadas – desidratadas e feridas – emitiam dezenas de sons a cada hora”.

As gravações coletadas dessa maneira foram analisadas por algoritmos de inteligência artificial, desenvolvidos para a pesquisa. Os algoritmos aprenderam a distinguir as diferentes plantas e diferentes tipos de sons e, finalmente, foram capazes de identificar a planta e determinar o tipo e o nível de estresse ao que ela foi submetida, usando as gravações.

- Publicidade -

Além disso, os algoritmos identificaram e classificaram os sons das plantas mesmo quando as plantas foram colocadas em uma estufa com muito ruído de fundo. Na estufa, os pesquisadores monitoraram plantas submetidas a um processo de desidratação ao longo do tempo e constataram que a quantidade de sons que emitiam aumentava até certo pico e depois diminuía.

“Nesse estudo resolvemos uma polêmica científica muito antiga: provamos que as plantas emitem sons! Um campo de flores pode ser um lugar bastante barulhento, somos nós que não conseguimos ouvir os sons!”” disse Hadany.

campo de flores
Segundo a pesquisa, este campo de flores pode emitir muitos sons que não são captados pelos ouvidos humanos. Foto: Imagem de Nicky ❤️🌿🐞🌿❤️ por Pixabay

As descobertas apontam para um mundo com muitos sons emitidos por plantas que trazem sobre escassez ou danos à água. “Assumimos que na natureza os sons são detectados por criaturas próximas, como morcegos, roedores, vários insetos e possivelmente também outras plantas, que podem ouvir as altas frequências e obter informações relevantes. Acreditamos que os humanos também podem utilizar essas informações, com as ferramentas certas – como sensores que informam aos produtores quando as plantas precisam ser regadas”, explica.

Para identificar o mecanismo por trás dos sons das plantas, como outras espécies detectam e reagem aos sons e a capacidade de outras plantas “ouvirem” estes sons, outros estudos ainda são necessários.

Quem ouvir o som das plantas e saber mais sobre a pesquisa? Assista a este vídeo.