- Publicidade -
mirante da Pedra Grande
Você conhece a trilha do mirante da Pedra Grande? Fotos: Divulgação

O Parque Estadual da Cantareira é um verdadeiro refúgio na zona norte da capital paulista. Repleto de espécies de plantas e animais, o parque oferece diferentes trilhas para explorar a natureza, sendo a da Pedra Grande uma das mais famosas.

- Publicidade -

A trilha da Pedra Grande leva a um mirante, com cerca de 1.010 metros de altitude, de vista panorâmica da cidade de São Paulo. No último 31 de março, um novo percurso ao local foi inaugurado no parque.

O trajeto é autoguiado e conta com placas de educação ambiental, que destacam os principais animais e árvores encontradas pelo caminho. O percurso se inicia pela Trilha das Figueiras, próximo ao Portão 5 do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, que dá acesso à Cantareira.

Formado por três quilômetros só de ida, o trajeto tem trechos suaves e outros mais intensos, sendo classificada como uma trilha de dificuldade média para alta.

A nova trilha é permitida para pessoas de todas as idades, mas crianças precisam estar acompanhadas de seus responsáveis.

- Publicidade -
trilha mirante da Pedra Grande
Caminhos que levam ao mirante da Pedra Grande. | Fotos: Divulgação

Orientações: Use botas ou tênis de caminhada, leve protetor solar, repelente e água. Tenha atenção a possíveis animais que possam ser encontrados no trajeto. Em caso de previsão de fortes chuvas ou ventania, a Urbia, empresa que administra o parque, orienta os visitantes a evitarem o acesso à trilha.

Benefícios

Entre os benefícios das florestas e do contato com a natureza para a saúde estão a queda do nível de cortisol no organismo – o hormônio do estresse –, redução da pressão sanguínea e declínio da frequência cardíaca. Além disso, estudos mostram que essa relação contribui para melhorar quadros de ansiedade e depressão.

Parque Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira conta ainda com trilhas que levam a cachoeiras (Trilha da cachoeira — Engordador), lagos (Trilha do lago das carpas) e mata fechada com espécies centenárias (Trilha da Figueira).

- Publicidade -

Como chegar

Quem optar pelo transporte público poderá pegar uma das linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Tucuruvi, as alternativas são: 2020/10 Metrô Tucuruvi – Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana – Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana – Vila Albertina.