plantas para acalmar chá
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Com informações de Casa.com.br

São tempos difíceis e a ansiedade é um mal que atinge muita gente. Para combater a depressão e a ansiedade, mexer na terra e cultivar o verde é uma boa opção.

Para melhorar ainda mais, é possível cultivar certas plantas e ervas que podem ser usadas em chás que ajudam a podem ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse.

- Publicidade -

Para fazer esses chás e relaxar você precisa de 20 g da planta(flor, folha ou frutos), ou um sachê pronto (você pode encontrá-los com alguma facilidade nos supermercados), e água fervendo.

Como os efeitos das plantas podem variar de pessoa para pessoa é importante sempre consultar um médico sobre o consumo de chás, principalmente por crianças e mulheres grávidas.

1. Camomila

camomila plantas bem-estar
Foto: Sixteen Miles Outa | Unsplash

Aprenda a plantar camomila!

A delicada camomila já era utilizada no Egito Antigo, Grécia e Roma. O óleo de camomila possui propriedades calmantes, que podem ser obtidas através da ingestão de um delicioso chazinho. A planta também ajuda na insônia e digestão, além disso, suas flores brancas e amarelas ficam lindas no jardim. 

2. Valeriana

valeriana plantas para acalmar
Foto: Pixabay

A Valeriana é uma planta de flores brancas e rosas, encontrada em algumas partes do Hemisfério Norte, África e América do Sul. É utilizada como planta medicinal desde a época dos gregos e, hoje, faz parte da composição de diversos calmantes fitoterápicos vendidos na farmácia. A Valeriana pode ajudar com a calma por meio da melhora do sono.

3. Hortelã

hortelã chá
Foto: Pixabay

Aprenda a plantar hortelã!

Uma das mais icônicas ervas de horta doméstica é a hortelã. De fácil manejo, essa planta cheirosa é muito versátil. Além de poder dar um sabor extra a pratos doces e salgados, entre os benefícios do chá de hortelã estão as propriedades digestivas e calmantes.

4. Jasmim

plantas para acalmar
Foto: Pixabay

A gardênia, ou jasmim, é uma planta refrescante e aromática. Vinda do sudeste da Ásia, ela possui grandes e belas flores brancas. Seu perfume alivia o estresse de quem estiver ao redor. Também é possível fazer um chá da planta. Para que seu jasmim fique sempre frondoso, mantenha-o em um local bem iluminado.

5. Lavanda

A lavanda é uma planta medicinal, culinária e ornamental muito comum. Conhecida por seu cheiro agradável e doce, suas flores ficam nas pontas dos caules e possuem uma coloração roxa em tons de azul. O óleo de lavanda é agente calmante e ajuda a dormir.

Uma outra opção é deixar algumas flores frescas perto da cabeceira para que elas forneçam um perfume na hora de pegar no sono. A lavanda também pode ser aplicada na cozinha, seja em guloseimas ou em forma de chá.

Aprenda a plantar lavanda!

combater a ansiedade chá
Foto: Pixabay

Leia também:

- Publicidade -