- Publicidade -

Programa troca recicláveis por “moeda humanitária”

Com iniciativa, resíduos podem ser trocados por alimentos, produtos de higiene, roupas e até produtos culturais, turísticos e esportivos

etapas reciclagem
Foto: iStock

Que os resíduos recicláveis tem valor ninguém duvida, mas a falta de políticas públicas que incentivem a separação correta do lixo e realizem a coleta dos mesmos, na maior parte das cidades brasileiras, resulta em um dado chocante: 96% dos resíduos produzidos no Brasil não são reaproveitados. Uma cidade na Grande Belém (Pará) quer mudar essa realidade, ao menos localmente, transformando recicláveis em oportunidade de adquirir novos produtos a partir da chamada “moeda humanitária”.

- Publicidade -

Benevides é uma cidade com cerca de 60 mil habitantes. Inspirada no projeto Recicla Guarujá, no litoral de São Paulo, o município desenvolveu o programa Benevides Recicla, programa de logística reversa de materiais recicláveis. Por meio dele, os moradores poderão separar os resíduos e realizar a destinação correta para ganhar “moedas humanitárias”. Tais moedas poderão então ser trocadas por itens de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e roupas, ou produtos culturais, turísticos e esportivos, entre outros.

O Benevides Recicla, que começou a ser implementado de forma gradual, passará pelas fases de sensibilização e implementação até, finalmente, a ativação das lojas de trocas dos materiais.

recicláveis moeda
A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura Municipal de Benevides, a cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano. | Foto: Divulgação

O programa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura Municipal de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo, Natura, cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano.

“Essa iniciativa não só fortalece a economia local, incentivando a reciclagem e a reutilização de materiais, mas também promove uma conscientização ambiental crucial para o futuro do planeta. O Benevides Recicla é mais do que uma campanha de reciclagem, é um projeto que demonstra como a colaboração setorial pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e para toda a população”, afirma a prefeitura em nota.

- Publicidade -

“Durante a troca dos produtos, o morador começa a entender o valor. Cada vez que você ajuda o meio ambiente, você pode estar também se ajudando”, afirmou Roseli Barbosa, gestora de projetos da ONG Espaço Urbano ao G1.

Já o apoio da Natura se dará pela doação de resíduos e do aporte de recursos, além da capacitação da cooperativa por meio de apoio técnico. Futuramente, a própria cooperativa pode se tornar uma fornecedora de materiais reciclados para a gigante empresa de cosméticos.

natura embalagens reciclagem
Fotos: Divulgação | TerraCycle

A relação entre a cidade e a empresa teve início em 2007, quando a Natura inaugurou uma fábrica em Benevides. Em 2014, o espaço se transformou no Ecoparque, um complexo industrial com 172 hectares de área total. Agora, os resíduos do Ecoparque serão doados para o programa Benevides Recicla.

- Publicidade -

“O grande destaque do programa é o estabelecimento de uma cadeia ética e sustentável, inteiramente rastreável e homologada de ponta a ponta, que promove a inclusão produtiva e o trabalho digno dos catadores”, diz Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística de Natura &Co América Latina. “Nossa expectativa é apoiar Benevides a se tornar exemplo de circularidade, e referência para outros municípios”, projeta a executiva.

Ainda segundo a Natura, o programa “redefine o valor dos resíduos”, ao transformá-los em recurso econômico para a comunidade local. A ação incentiva a coleta seletiva, reduz o descarte inadequado e, consequentemente, reduz a poluição e seus impactos ambientais ao amenizar a quantidade de materiais que poderia ir para os aterros sanitários ou, pior, para “lixões”.