- Publicidade -

BYD Dolphin Mini é lançado por cerca de R$ 116 mil

Novo modelo chega ao Brasil com a proposta de ser um veículo urbano e o primeiro carro elétrico de quem quer entrar no segmento

BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

Em 2023, o lançamento  do Dolphin teve um grande impacto no mercado brasileiro – o modelo se tornou o carro elétrico mais vendido no Brasil no ano passado. Em 2024, a montadora chinesa pode repetir o feito com o BYD Dolphin Mini, versão menor e mais barata que chega com a proposta de ser o primeiro carro elétrico de muitos brasileiros e brasileiras.

- Publicidade -

Com um valor sugerido de R$115.800, o veículo oferece tecnologia de ponta, conectividade, design e ótima autonomia, segundo a fabricante. “É um modelo acessível, conectado, descolado, completo, moderno, tecnológico e rompe com os padrões que a velha indústria vinha adotando até então”, afirma BYD em comunicado enviado à imprensa.

BYD Dolphin Mini
Fotos: BYD

Para destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil, o Dolhin Mini “traz uma nova proposta urbana, com soluções inovadoras, alta tecnologia, alta eficiência energética e excelente relação custo/benefício, com perfil jovem, descolado, urbano, conectado”.

O BYD Dolphin Mini chega ao mercado brasileiro em quatro cores: Branco Apricity (interior rosa e azul escuro), Preto Polar Night (interior azul escuro),Rosa Peach (interior Rosa) e Verde Sprout (interior azul claro). A garantia é de cinco anos ou 500 mil quilômetros. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.

BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

Design inspirado no oceano

O design do BYD Dolphin Mini remete a outros modelos da família BYD, como o Dolphin e o Seal, com linhas aerodinâmicas inspiradas no mar. O novo lançamento tem 1,58m de altura, 1,71m de largura e 3,78m de comprimento total, ou apenas, 34,5cm a menos que o Dolphin. Um dos pontos de destaque e diferenciais no Dolphin Mini, é o seu entre-eixos de 2,50m.

- Publicidade -
BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

O veículo é compacto, com foco em uso urbano e um interior para transportar até 4 passageiros. Os bancos dianteiros têm um formato de “concha”, que abraça quem senta. Na fileira de trás, a ausência do túnel traseiro central garante mais espaço e conforto para os passageiros. O couro usado nos bancos e acabamento é sintético.

BYD Dolphin Mini
Fotos: BYD

O porta-malas de 230 litros e pode armazenar até 930 litros com os bancos traseiros rebatidos. Para itens menores, o carro tem 18 compartimentos distribuídos pelo interior. Os bancos do motorista e do passageiro têm ajuste elétrico para seis e quatro posições, respectivamente.

Motor e autonomia

Segundo dados divulgados pelo PBEV, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a autonomia do BYD Dolphin Mini é de 280km. De acordo com a montadora, o lançamento é o veículo de melhor eficiência energética do país, superando, inclusive, o primeiro Dolphin lançado. Em outras palavras 0,41MJ/km, o equivalente a 70 km/litro num veículo movido a gasolina.

- Publicidade -

O motor elétrico tem potência de 75 cv com velocidade máxima de 130 Km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos.

BYD Dolphin Mini
Fotos: BYD

O carregamento pode acontecer em tomadas comuns de 127V ou 220V. O BYD Dolphin Mini pode ser recarregado de 30% a 80% em menos de 30 minutos. O modelo traz a função de agendamento e pré-programação para carregar a bateria.

A bateria Blade BYD (LFP) de 38 kWh garante segurança e desempenho. Integrada à plataforma 3.0, forma uma estrutura de carroceria segura e exclusiva, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

BYD Dolphin Mini
Fotos: BYD

Segurança

O Dolphin Mini possui 6 airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro). O automóvel tem uma construção de 61% de aço de alta resistência, forjado a ponto de proteger seus ocupantes também contra a maioria dos impactos. Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores e aviso sonoro.

BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

Um dos destaques do modelo é o sistema de freios, que trazem segurança e proteção para os ocupantes: freios a disco nas quatro rodas. Esse eficiente sistema de frenagem permitiu que o BYD Dolphin Mini registrasse uma distância de frenagem de 100 km por hora a zero (parada total) em até 39 metros, uma marca bem significativa dentro de seu segmento.

Tecnologia e acessibilidade

BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

O BYD Dolphin Mini traz o multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica, além de conexão 4G, carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V. O painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista. Além de direção elétrica, o volante permite ajuste manual de altura e profundidade, características incomuns em veículos de seu segmento.

O cartão NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade) também está disponível para uso com o BYD Dolphin Mini, facilitando a comunicação com o veículo, que tem quatro possibilidades para destravar: por aplicativo, chave ou por intermédio do NFC (celular e o próprio cartão). O aplicativo permite ainda trancar e destrancar as portas, acender as luzes, acionar o alarme, localizar o veículo com luz e toque de buzina para localização, além de obter informações do estado de carga do veículo.

BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

A BYD esclarece que o Dolphin Mini não tem diferentes versões e traz como itens de série:

  • controle de cruzeiro com seletor de velocidade
  • luzes de leitura acionadas via touch, com acionamento automático e luzes de cortesia
  • quatro alto-falantes localizados nas portas do veículo
  • função “Follow me Home”
  • assistente de voz
  • retrovisores elétricos com aquecimento, descongelamento e rebatimento manual
  • assistência de partida em rampa (HHC)
  • cruise control (CC)
  • sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS)
  • freio de estacionamento eletrônico (EPB)
  • função Autohold (AVH)
  • sensores de estacionamento e câmera de ré automática
BYD Dolphin Mini
Foto: BYD

Nota do CicloVivo

Além de substituir veículos à combustão por veículos elétricos, precisamos repensar a mobilidade e nossos modais de transporte, especialmente em centros urbanos. O transporte público, compartilhado, a bicicleta e caminhada são opções mais sustentáveis para nossos deslocamentos do que o transporte individual.