- Publicidade -

Conchas de ostras são usadas para reconstruir recifes

Iniciativa em Hong Kong recolhe conchas de hotéis e restaurantes locais e produz matéria prima para regenerar ecossistemas marinhos

conchas ostras recifes
Foto: The Nature Conservancy

As ostras são um filtro natural das águas dos oceanos. Em Hong Kong, as ostras da espécie Magallana hongkongensis filtram mais impurezas da do que qualquer outra – segundo pesquisadores, uma ostra saudável pode limpar até 200 litros por dia. Quando multiplicamos essa quantidade por dezenas de milhares de ostras no litoral da região, podemos entender o impacto que estes animais têm para o equilíbrio do ecossistema marinho.

- Publicidade -

Além deste serviço ambiental, as ostras também fazem parte da culinária local e são servidas em muitos restaurantes e hotéis de Hong Kong. Muitas são cultivadas em fazendas marinhas e outras são retiradas de recifes.

ostra recifes
Foto: Reprodução YouTube | The Nature Conservancy

Como resultado, depois de décadas de exploração, os recifes estão degradados e precisam ser restaurados. E uma ferramenta para este trabalho é justamente as conchas das ostras servidas nos mais variados pratos. As conchas são a matéria prima perfeita para a reconstrução de recifes, garantindo um ecossistema para novas ostras e outras espécies nas águas de Hong Kong.

Para garantir este retorno das conchas aos recifes, The Nature Conservancy (TNC) organiza a coleta de conchas de ostras nos estabelecimentos locais, recolhendo uma grande quantidade destes resíduos que são descartados separadamente por parceiros da iniciativa. As conchas são então encaminhadas para uma espécie de “pátio de reciclagem” onde passam por uma lavagem e ficam por até um ano secando ao sol, para eliminar qualquer tipo de impureza.

conchas de ostras recifes
Foto: Reprodução YouTube | The Nature Conservancy

Depois desta etapa, as conchas secas são colocadas em sacos especiais, feitos de cordas, que são lançados em recifes com potencial para restauração. Este sedimento vai para o fundo do mar e as conchas recicladas formam um eficiente “substrato de assentamento” para o crescimento de novas ostras.

- Publicidade -
ostras recife hong kong
Foto: Reprodução YouTube | The Nature Conservancy

Além de servir como abrigo para as larvas de ostras se fixarem, o material que retorna ao seu habitat fornece abrigo para o crescimento de outras espécies, como esponjas do mar e outras formas de vida marinha. As relações de equilíbrio e coexistência voltam a se desenhar sobre as conchas, das menores espécies o topo da cadeia alimentar marinha. Outro uso possível para as cascas de ostra é a produção de aditivo de solo de alta qualidade já que o material é rico em carbonato de cálcio.

O programa Save Our Shells (Salve Nossas Conchas) vem sendo usado com sucesso pela The Nature Conservancy para a reconstrução de recifes há 15 anos em diferentes partes do mundo. Em Hong Kong, a coleta recolhe quase 1 tonelada métrica de conchas em 12 hotéis, supermercados e uma variedade de restaurantes menores. Cerca de 80 toneladas foram recicladas desde o início do projeto em 2020.

ostras recife Hong Kong
Foto: The Nature Conservancy

Os recifes de marisco são o habitat marinho mais ameaçado do planeta, com uma perda global estimada de 85%. Em Hong Kong, a exploração excessiva e o desenvolvimento costeiro destruíram grande parte dos recifes da cidade, degradando os ambientes marinhos locais e comprometendo os meios de subsistência.

- Publicidade -
ostras recifes
Foto: The Nature Conservancy

Com o apoio de diferentes parceiros, foram estabelecidos dois recifes usados como piloto para monitorizar o seu impacto na biodiversidade, estabelecer uma base de habitats de ostras locais e biodiversidade. Estes dois polos serão usados para estudar a viabilidade deste método de regeneração para os recifes da região.

Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo: