- Publicidade -

Plataforma liga empreendedores a negócios de impacto na Amazônia

Iniciativa do Guia 2.5 tem como base o mapeamento ‘Caminhos para a Amazônia’, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA)

cacau chocolate
Produção sustentável e produtos que promovem comércio justo mantém a floresta em pé, gerando benefícios para todo o Brasil. Foto: Luisa Abram

A 4ª edição do Guia 2.5 já está disponível para acesso com um estudo das iniciativas que desenvolvem e investem em negócios de impacto no Brasil. A escolha do nome Guia 2.5 faz alusão ao “setor 2.5”, termo que faz referência aos “negócios de impacto”, por reunirem características típicas do segundo setor (formado por empresas privadas, marcado pela sustentabilidade financeira e geração de lucro) e do terceiro setor (formado por organizações sem fins lucrativos, marcado pelo foco em gerar impacto socioambiental positivo).

- Publicidade -

Além do estudo, o Guia oferece uma plataforma digital e interativa para os empreendedores, com teste para facilitar a busca por iniciativas e detalhamento aprofundado acerca de cada uma, garantindo um conhecimento mais amplo de diferentes atores do setor.

colheita de guaranã na Amazônia
Foto: Associação Comunitária Agrícola do Rio Urupadi (ASCAMPA)

Na aba ‘Ecossistema’, há uma seção destinada à Amazônia, que traz informações detalhadas de mais de 65 iniciativas que desenvolvem e investem em negócios de impacto na região. A Plataforma Caminhos para a Amazônia é resultado da colaboração entre a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e o Quintessa, em parceria estratégica com USAID Brasil e Aliança Bioversity/CIAT.

Na Plataforma, é possível consultar oportunidades de apoio para negócios de impacto socioambiental positivo em diferentes locais, estágios e tipos de atuação na Amazônia. Os suportes vão desde mentoria, conexões, capacitações até investimentos e outros incentivos.

O acesso é gratuito e pode ser feito pelo link guiadoisemeio.com.br/amazonia.

- Publicidade -
artesanato
Povos da floresta, extrativismo sustentável e saber ancestral ajudam a manter a Amazônia viva, gerando lucro e benefícios. Foto: Programa ‘Lab de Impacto’

“Por meio desta Plataforma, PPA e Quintessa estão facilitando o acesso a recursos vitais para empreendedores que estão na linha de frente da inovação e do impacto socioambiental. É uma ferramenta poderosa que não apenas conecta, mas também capacita os agentes de mudança, contribuindo para um futuro mais inclusivo e colaborativo”, diz Augusto Corrêa, Diretor Executivo da PPA, organização que atua com o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Já Anna de Souza Aranha, co-CEO do Quintessa, afirma que a 4ª edição do Guia 2.5 representa um avanço significativo desde o início do estudo. “A seção ‘Ecossistema’, com recortes diversos, evidencia a evolução do setor 2.5 ao longo dos últimos anos. A parceria estratégica com a PPA é um passo importante em direção ao desenvolvimento sustentável na região. A Plataforma não se limita apenas a conectar empreendedores, mas também oferece oportunidades para impulsionar negócios de impacto socioambiental positivo na Amazônia, contribuindo com um futuro mais inclusivo e colaborativo”, comenta Anna.

fruto amazônia
Foto: Urucuna

PPA

Criada no final de 2017, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. A plataforma busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na região, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade, através do fomento de Parcerias de Desenvolvimento capazes de contribuir com a visão de desenvolvimento de “Amazônia(s) com qualidade de vida, riqueza de biodiversidade e uso sustentável de seus recursos naturais”.

- Publicidade -

Para mais informações, acesse a Teoria da Mudança da PPA ou ppa.org.br.

extrativismo produção sustentável
Foto: Programa ‘Lab de Impacto’

Quintessa

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais mais importantes do país. O objetivo deste trabalho é integrar estratégica, responsabilidade socioambiental e resultados financeiros, atuando junto com empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover agendas de inovação, impacto positivo e ESG.

Desde 2009, o Quintessa já identificou e mapeou mais de 4,5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.

castanhas amazônia
Usina de Beneficiamento de Castanha do Brasil da ASSOAB ( Assossiação dos Agropecuários de Baruri) em Beruri, Amazonas. Foto: Bruno Kelly.