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Monitoramento de fauna no Pantanal, em um dos projetos apoiados pela companhia. Foto: Divulgação | GM

A General Motors América do Sul aderiu ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa do mundo em sustentabilidade corporativa, que estimula as empresas a adotar práticas que promovam crescimento sustentável e cidadania. A adesão da GM no Brasil, reforça o compromisso local da companhia com questões sociais, ambientais e de governança, alinhado à visão de futuro da companhia – a matriz da GM em Detroit é participante do pacto desde 2015.

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“Nosso time está pronto não só para intensificar nossa agenda ESG, mas também para compartilhar melhores práticas com outras instituições, com o objetivo de ampliarmos a corrente da sustentabilidade no Brasil, na América do Sul e no mundo”, afirma Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG.

Agora, a GM América do Sul poderá participar de capacitações promovidas pela ONU sobre temas relacionados à agenda ESG, além de ter a oportunidade de ampliar suas relações institucionais e troca de experiências com as empresas participantes. Isso permitirá que a companhia aja como um agente transformador, incentivando que outras instituições priorizem essa agenda.

“Já somos reconhecidos pela adoção de processos limpos e eficazes em nossas operações fabris e, agora, estamos em um momento de disrupção no que diz respeito a nossos produtos. A GM investe na mobilidade elétrica, de zero emissão. Por isso, este é o timing ideal para reafirmarmos nosso compromisso com a sustentabilidade, também no Brasil”, finaliza.

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Chevrolet Bolt EUV. | Foto: Divulgação

Em setembro de 2022, a General Motors América do Sul já havia dado um passo para se aproximar da organização, ao se comprometer com o Movimento Conexão Circular, que visa incentivar as empresas a desenvolverem um modelo de negócio circular.

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A sustentabilidade na GM

Todo o plano de negócio global da GM é direcionado a partir de diretrizes da agenda ESG; uma das principais metas, inclusive, é tornar todas as suas operações e produtos neutros em carbono até 2040. Para isso, está investindo 35 bilhões de dólares em 30 novos modelos elétricos até 2025. No âmbito social, a companhia pretende tornar-se a mais inclusiva do mundo.

De forma prática, a GM já adota uma série de processos sustentáveis nas fábricas. No Brasil e na América do Sul, por exemplo, todas as operações são Zero Aterro e nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário, tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado. As fábricas de São Caetano do Sul (SP) e de Joinville (SC) contam com painéis solares que geram energia para o aquecimento de água e evitam o uso de gás natural.

fábrica GM
Foto: Divulgação

No pilar social, a companhia investe em uma série de ações com o objetivo de ampliar a diversidade e inclusão dentro de seu quadro de colaboradores. Em 2021, promoveu o Programa Track para Talentos Negros, programa de trainees focado no desenvolvimento de futuros líderes, que selecionou apenas candidatos negros. Na edição deste ano, o Programa Track foi dedicado exclusivamente a mulheres, com a meta de ter, entre as contratadas, 50% de mulheres negras. A GM também tem parceria com a agência ACNUR, programa inovador da ONU de interiorização voluntária de refugiados, alocando-os em vagas disponíveis na empresa.

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Além disso, a GM apoia programas de proteção aos biomas presentes no Brasil. Em 2022, deu início à parceria com o programa Felinos Pantaneiros, iniciativa do Instituto Homem Pantaneiro dedicado à conservação da onça pintada, e também passou a colaborar com a Conservation International Amazônia, para recuperação do bioma na região do Tapajós. Além disso, a GM possui uma parceria que já dura mais de 20 anos com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), que atua na conservação da Mata Atlântica no litoral norte do Paraná.

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Nelson SIlveira, diretor de comunicação GM América do Sul, entrega a segunda picape para Angelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro. Foto: Divulgação | GM

Sob o ponto de vista da governança, a companhia promove a gestão compartilhada: os funcionários têm a possibilidade de recomendar melhorias para as operações e, posteriormente, têm acesso aos resultados atingidos. A GM conta com uma estrutura própria de compliance, com política de integridade e canais de denúncia.