- Publicidade -

Socorro investe em compostagem e agricultura urbana

Prefeitura ganha apoio de mais de R$ 900 mil para ampliar iniciativa – mais de 7 mil pessoas serão beneficiadas

compostagem resíduos orgânicos
Fotos: Prefeitura de Socorro

Metade dos resíduos urbanos gerados no Brasil são orgânicos e poderiam ser reciclados em casa ou em escala industrial por meio da compostagem, um processo biológico de decomposição da matéria orgânica. Sua implantação reduz o lixo nos aterros sanitários, diminui o mau cheiro do lixo doméstico e ainda abre possibilidades para seu uso como adubo ecológico, utilizado no cultivo de alimentos orgânicos e hortas.

- Publicidade -

Tais questões levaram Socorro, cidade no interior de São Paulo, a implantar o projeto “Vira Adubo Comunitário” em 2022. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esta iniciativa garantiu que em somente oito meses cerca de 22,7 mil litros de matéria orgânica fossem encaminhados para o processo de compostagem – desviando do aterro sanitário e evitando assim a geração de gás metano.

A iniciativa visa o fortalecimento da coleta dos resíduos orgânicos domésticos, separados pelos moradores. Há também uma ramificação na educação ambiental e realiza oficinas práticas e integrativas, além da manutenção da Horta Urbana Agroecológica, que usa o composto orgânico produzido localmente e beneficia o bairro com alimentos de qualidade. 

compostagem
Foto: Prefeitura de Socorro

O secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, indica que o aumento da separação e destinação correta de resíduos orgânicos do bairro reduz gastos públicos, aumenta a vida útil do aterro sanitário, serve como adubo para a horta do bairro, além de contribuir com a preservação de recursos naturais. 

“A criação de um centro de compostagem em conjunto com a horta agroecológica cria a oportunidade de participação ativa da comunidade na solução dada aos resíduos orgânicos e na produção de alimentos”, ressalta.

- Publicidade -

Incentivo federal

Inscrevendo-se em um chamamento público do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para apoio a projetos inovadores de compostagem e agricultura urbana e periurbana, a proposta de Socorro foi selecionada para receber apoio financeiro de R$ 916.228,90.

resíduos orgânicos compostagem leira
Foto: Prefeitura de Socorro

Segundo a prefeitura, o projeto beneficiará, direta ou indiretamente, toda a população da cidade. A compostagem atenderá a três mil estudantes de 15 escolas, além de grandes geradores de resíduos e moradores do bairro Jardim Gollo. As hortas urbanas agroecológicas serão utilizadas na merenda de dois mil alunos e ainda poderão atender cerca de 1,8 mil moradores de seu entorno. Os compostos orgânicos serão distribuídos a escolas, postos de saúde e hortas urbanas e periurbanas, beneficiando mais de sete mil pessoas.

“A premiação representa um reconhecimento do esforço contínuo de Socorro em promover práticas sustentáveis e inovadoras. A Prefeitura está comprometida em fortalecer a sustentabilidade ambiental, a agricultura local e a segurança alimentar. A premiação é um incentivo adicional para continuarmos nesse caminho de desenvolvimento consciente e responsável”, diz o prefeito de Socorro Ricardo Lopes.

- Publicidade -
resíduos orgânicos compostagem pátio de compostagem comunitária
Foto: Prefeitura de Socorro