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Ecosia anuncia chatbot de ‘inteligência artificial verde’

Com a opção de “respostas verdes”, os usuários terão resultados e respostas mais sustentáveis para suas escolhas diárias

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Foto: iStock

Lançada em 2009, a plataforma de busca na internet Ecosia funciona como o famoso Google, com a diferença que ajuda a plantar árvores conforme é acessada – até o momento, já foram plantadas mais de 188 milhões de árvores. Seguindo com a meta regenerativa, o motor de pesquisas anunciou o lançamento do primeiro chatbot de pesquisa de IA generativo com “filtro verde”.

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Desenvolvido pela API OpenAI, o chatbot da Ecosia tem uma opção de “respostas verdes”. Isso desencadeia uma persona verde em camadas que fornecerá aos usuários resultados e respostas mais sustentáveis. Digamos, sugira viagens de trem em vez de viagens aéreas.

Com sede em Berlim, a plataforma é o maior motor de pesquisa sem fins lucrativos do mundo. Agora, a expectativa é que o seu novo produto ajude os usuários a fazer melhores escolhas para o planeta e diferencie ainda mais as suas ofertas dos gigantes de “pesquisa da internet”.

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Foto: iStoc

Essa opção trará benefícios para o nosso futuro, já que a Ecosia usa a receita publicitária de seu site (leia-se, todos os seus lucros) para plantar árvores em todo o mundo. Agora, se torna um dos primeiros mecanismos de pesquisa independentes a lançar seu próprio chatbot com tecnologia GenAI. Para o fundador e CEO da Ecosia, Christian Kroll, é importante que os pequenos players independentes se mantenham atualizados com a tecnologia.

Christian destacou as oportunidades que a IA generativa pode apresentar. “Acho que também há potencial para inovarmos – e talvez até ultrapassarmos alguns dos players estabelecidos”.

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Foto: BoliviaInteligente | Unsplash

Chatbot verde

Após o lançamento do “chatbot verde” da empresa, Kroll acrescentou que o ano passado introduziu mais mudanças no cenário de pesquisa na internet do que os 14 anteriores combinados “A IA tem o potencial de revolucionar o mercado de pesquisa. O custo para desenvolver as melhores tecnologias de pesquisa já não somam centenas de milhares de milhões”, disse ele. 

Outra coisa que pode potencialmente perturbar o mercado é a entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. A partir de março de 2024, os consumidores não serão mais “incentivados” a usar aplicativos padrão em seus dispositivos (por exemplo, o navegador Safari em um iPhone ou o Google Maps em um dispositivo Android). Com isso, os usuários poderão acessar uma “tela de opções” ao configurar seus dispositivos e selecionar navegadores, mecanismos de pesquisa e assistentes virtuais instalar, em vez de usar como padrão as preferências da Apple e do Android. Com isso, pode haver um crescimento importante de plataformas independentes como a Ecosia.

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Alguns números divulgados pela plataforma. Foto: Reprodução | Ecosia

Inteligência artificial e energia limpa

Há alguns anos, Christian Kroll transformou a Ecosia numa empresa de propriedade de administradores. Na prática, isso significa que nenhuma ação pode ser vendida com lucro ou propriedade de pessoas fora da empresa. Além disso, nenhum lucro pode ser retirado da empresa. Isso garante que 100% dos lucros sejam efetivamente direcionados para o plantio de árvores.

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“Plantar árvores é das ferramentas mais eficazes para combater a crise climática. Mas, infelizmente, muitas vezes isso não é feito corretamente. É por isso que também recebe muitas críticas”, disse Kroll. “Estamos tentando definir os padrões do que significa um bom plantio de árvores. Então, primeiro de tudo, você conta as árvores que sobreviveram, não apenas as que você plantou – então você também tem que verificá-las.”

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O buscador promove o plantio de árvores em diversos países, incluindo o Brasil. Foto: Reprodução | Ecosia

Como parte da estratégia de sustentabilidade, o motor de busca da Ecosia é alimentado por energia solar – responsável por 200% do carbono emitido pela utilização do servidor e operações mais amplas.

Emissões aumentadas, emissões compensadas

A Ecosia admite que ainda não tem “supervisão das emissões de carbono criadas pelas funções genAI baseadas no LLM”, uma vez que a OpenAI não partilha abertamente esta informação. No entanto, os testes iniciais indicam que a nova função GenAI aumentará as emissões de CO2 em 5%. Para compensar esse aumento, a plataforma anunciou que aumentará o investimento em energia solar, agricultura regenerativa e outras soluções baseadas na natureza.

Deixando de lado as credenciais ambientais, um mecanismo de pesquisa ainda precisa funcionar no que diz respeito à sua função principal. “Para competirmos contra gigantes que têm uma participação de mercado de 99%, temos que oferecer aos nossos usuários um produto que eles queiram usar todos os dias”, compartilhou Michael Metcalf, diretor de produtos da Ecosia. “Isso significa não apenas oferecer um impacto positivo na ação climática, mas também um mecanismo de busca de primeira linha que pode competir com empresas como o Bing e o Google.” 

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Foto: iStock

Metcalf acrescentou que os testes dos usuários mostraram um feedback muito positivo sobre o chatbot de IA voltado para a sustentabilidade da empresa. “Vamos comercializar produtos de IA generativos antes dos concorrentes precisamente porque queremos crescer: aumentar a nossa base de usuários, aumentar os nossos lucros e, em seguida, aumentar o nosso impacto climático positivo – que é uma missão crítica para o nosso planeta em aquecimento.”

Para mais informações, acesse www.ecosia.org.

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Imagem: Reprodução | Ecosia