- Publicidade -

Dia Nacional do Plantio de Árvores é criado no Quênia

Medida transforma o dia 13 de novembro em feriado e convoca todo o país plantar árvores para combater mudanças climáticas

plantio de arvores
Foto: Vitor Monthay | Unsplash

Plantar árvores para restaurar áreas verdes e florestas é uma das medidas que ajuda a diminuir ilhas de calor nas cidades, além de ser uma ação fundamental no combate às mudanças climáticas. Para incentivar o plantio de árvores no país, o governo do Quênia criou um feriado nacional dedicado especialmente para esta atividade: o dia 13 de novembro é o Dia Nacional do Plantio de Árvores – um convite e uma celebração no calendário do país.

- Publicidade -

“O governo declarou um feriado especial na segunda-feira, 13 de novembro de 2023, durante o qual se espera que o público de todo o país plante árvores como uma contribuição patriótica aos esforços nacionais para salvar o nosso país dos efeitos devastadores das alterações climáticas”, declarou o Ministro do Interior, Kithure Kindiki, numa notificação oficial divulgada nas redes sociais.

O Ministério do Ambiente, das Alterações Climáticas e das Florestas do Quênia está fornecendo mudas de árvores para este esforço nacional, liderando a ação contra a crise climática que tem provocado secas severas no continente africano.

ONG planta 80.000 árvores na África
Foto: One Tree Planted

A Ministra do Ambiente, Roselinda Soipan Tuya, referiu-se à ideia como um dia de contribuição do “beija-flor”, sublinhando a importância de trabalharmos em conjunto para enfrentar o desafio das alterações climáticas. “É um momento para os quenianos se solidarizarem na defesa do nosso ambiente”, disse ela.

Compromisso e objetivos

O presidente William Ruto, que tomou posse em setembro de 2022, priorizou a paisagem nacional e a restauração ecológica. O governo queniano declarou que vai investir mais de US$ 80 milhões por ano para aumentar a sua cobertura florestal de 7% para mais de 10% até 2032, com a meta ambiciosa de plantar 15 milhões de árvores. A capacidade de armazenamento de CO2 das árvores é o argumento para a inciativa, e reforça o compromisso com o combate ao aquecimento global.

- Publicidade -
plantio de árvores, semente
Foto: Imso Gabriel | Unsplash

A iniciativa foi elogiada pelo Rei Carlos III em sua visita ao país. O monarca inglês colocou a mão na massa e plantou duas árvores durante a campanha de plantio, uma árvore na Casa Estatal de Nairóbi e outra na floresta Karura, que está associada à falecida ambientalista e ganhadora do Prêmio Nobel, Wangari Maathai.

“Tendo plantado árvores durante a maior parte da minha vida, pensei que estava fazendo tudo certo, mas a ambição de plantar 15 mil milhões de árvores é um esforço impressionante.”

africa continente africano
O continente africano é uma das regiões mais vulneráveis à crise climática. Foto: Grace Nandi | Unsplash

Um esforço coletivo para um futuro sustentável

A decisão audaciosa do Quênia de estabelecer um feriado nacional para criar um dia dedicado ao plantio de árvores, mostra uma crescente consciência mundial da necessidade crítica de combater as alterações climáticas. A iniciativa veio acompanhada do anúncio da meta de plantar 15 milhões de árvores e do investimento para concretizar estes objetivos – um exemplo que pode servir de inspiração para muitos outros governos ao redor do mundo.

- Publicidade -
plantio arvores
Foto: Kasturi Laxmi Mohit | Unsplash