- Publicidade -
árvores em calçadas
Muitas espécies podem e devem ser plantadas em calçadas e quintais, basta seguir algumas recomendações. | Imagem: Manual de Arborização Urbana de Palmas

Estocar gás carbônico, liberar oxigênio, amenizar o calor das cidades, abrigar espécies animais. Seja em zonas urbanas ou rurais, as árvores desempenham diversos benefícios para o planeta Terra. Entretanto, reconhecer o papel fundamental das florestas e da arborização urbana não tem sido suficiente para barrar o desmatamento. Em contrapartida, o aumento da consciência sobre a importância das áreas verdes tem estimulado o plantio de árvores, sobretudo nas grandes cidades. Quem deseja se aliar à turma dos plantadores deve-se atentar a algumas questões que podem interferir no desenvolvimento da espécie.

- Publicidade -

A escolha correta do local, de acordo com o tipo de vegetação, é a premissa básica. É preciso levar em consideração, por exemplo, qual tamanho a espécie alcançará quando estiver adulta, se há rede elétrica ou outro tipo de interferência que dificulte seu crescimento. As raízes também precisam de espaço para que, futuramente, não causem danos às calçadas ou residências próximas.

Outro ponto importante é evitar, em calçadas, árvores que dão frutos pesados em locais onde as pessoas vão transitar – há sempre o risco de acidentes. É o caso de algumas árvores frutíferas, como jaca, ou esplendorosas, como a flamboyant (Delonix regia). Nativa de Madagascar, suas raízes são muito superficiais e danosas, destruindo calçadas ao seu redor.

Este último item leva a outra recomendação: dê preferência a árvores nativas, que já são adaptadas ao clima e ao solo local. Além disso, é uma forma de contribuir ativamente com a preservação da biodiversidade.

Lugar de vegetação não é só na floresta: muitas árvores podem e devem ser plantadas em calçadas e quintais, basta ter cautela e escolher a espécie que mais se adequa ao local do plantio. Para ajudar nesta empreitada, a Prefeitura de Palmas lançou um Manual de Arborização Urbana. O material ilustrativo e gratuito aborda os benefícios das árvores, as espécies recomendadas e impróprias, o passo a passo de como plantar, os cuidados após o plantio, além de uma série de dicas úteis e práticas.

- Publicidade -

Você sabia que uma árvore pode liberar no ar, por suas folhas, até 400 litros de água em um dia? Ou que uma rua bem arborizada por ter até 2,5ºC a menos de temperatura quando comparada a uma rua sem arborização? Essas e outras curiosidades podem ser encontradas no manual.

como plantar árvores em calçadas
Caso de conflito entre copa e fiação de rede elétrica. | Foto: Luciana Pires | Secom Palmas

Apesar de adaptado à região de Palmas, o material possui muitas informações aproveitáveis para qualquer lugar do Brasil. Além deste, você também pode conferir o conteúdo produzido pela Prefeitura de Salvador, que aponta espécies da Mata Atlântica que podem ser plantadas em calçadas.

- Publicidade -