robô limpa oceanos Razer ClearBot
Imagem: Reprodução | Razer
- Publicidade -

A cada ano, cerca de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. O material é uma das grande ameaças ambientais e soluções para diminuir a produção e aumentar a coleta e destinação sustentável de plástico são urgentes.

A ClearBot está trabalhando na busca por soluções com projetos de robôs que utilizam inteligência artificial (IA) para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos marinhos e coletar informações sobre esses poluentes nos oceanos, protegendo a vida aquática. Os robôs são programados para coletar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável.

“A ClearBot tem uma IA única e tecnologia avançada de machine learning que permitirão e capacitarão governos e organizações de todo o mundo a ampliarem seus esforços de sustentabilidade”, afirma Patricia Liu, diretora da Razer, empresa de produtos para o universo gamer que anunciou uma parceria com a ClearBot no desenvolvimento dos robôs.

- Publicidade -
Primeira versão de robô desenvolvido pela ClearBot. Foto: Reprodução | ClearBot

“Pedimos a outras startups inovadoras que procurem a Razer em busca de oportunidades de colaboração enquanto nos empenhamos para tornar o mundo um lugar mais seguro para as gerações futuras”.

Patricia Liu, diretora da Razer

Limpeza inteligência artificial

Engenheiros e designers da Razer estão trabalhando para transformar um protótipo em um produto que possa ser produzido e comercializado em larga escala. Com a parceria, o design do robô evoluiu para um modelo mais inteligente e eficiente.

A nova versão do robe é totalmente automatizada e equipada com recursos de ponta de IA e machine learning. Com estes recursos, o equipamento é capaz de detectar plásticos marinhos em até dois metros de distância mesmo em águas agitadas e coletar até 250 kg de plásticos em apenas um ciclo, funcionando com energia solar.

Protótipo do robô desenvolvido em parceria pela Razer e ClearBot. Foto: Reprodução | Razer

“Com o novo modelo de robô, estamos confiantes para ampliar nosso alcance globalmente a fim de proteger as águas marinhas, começando com parceiros como os operadores de portos marítimos na Ásia e ONGs que já manifestaram interesse no projeto”, explica Sidhant Gupta, CEO da ClearBot.

Para impulsionar a participação da comunidade, a ClearBot lançou um programa de coleta de dados sobre resíduos plásticos marinhos: é possível enviar fotos de resíduos plásticos marinhos encontrados em águas abertas para o site da ClearBot. A equipe de pesquisa e design irá adicionar essas informações ao banco de dados existente da ClearBot para ajudar a melhorar o algoritmo de detecção de resíduos do robô.

Objetivo é fabricar e comercializar robôs para limpeza dos oceanos em larga escala. Foto: Reprodução | Razer

Para saber mais sobre a ClearBot ou participar do programa, acesse o site clearbot.org.

Mascote da sustentabilidade

Além da ClearBot, a Razer tem uma parceria com a Conservation International e uma mascote de Sustentabilidade, com alguns produtos. Parte da venda de produtos com a Sneki Snek é revertida para o plantio de árvores. A iniciativa começou com uma meta de proteção de 100 mil árvores, mas já superou a marca de 300 mil.  

Imagem: Reprodução | Razer

A marca anunciou que a parceria e os produtos Sneki Snek tem agora a meta de 1 milhão de árvores. A cada 100 mil árvores alcançadas, um novo produto da linha é lançado.  Já foram lançados o boneco de pelúcia da mascote, uma almofada para cabeça, uma máscara de olhos e um tapete. O próximo lançamento serão as pantufas. Os produtos são feitos de materiais 100% reciclados e, no momento, não estão disponíveis para consumidores residentes no Brasil.

Para mais informações, acesse o site da campanha .

- Publicidade -