Saiba o que plantar em junho para ter uma boa colheita

O mês das festas juninas é também uma época mais fria e seca – veja o que plantar em junho, nas diferentes regiões do Brasil

horta caseira
Foto: Unsplash

Junho é o sexto mês do ano e a época das populares festas juninas. É também uma época mais fria e seca em muitas partes do Brasil. Neste clima, é importante escolher quais são os cultivares que se desenvolvem melhor na nossa horta. Plantar na época certa é um jeito de garantir uma boa colheita, já que existem espécies se adaptam melhor às diferentes condições do ano.

Uma horta saudável respeita os ciclos naturais e assim nos entrega alimentos mais gostosos e nutritivos. Para ajudar na escolha do que plantar durante o mês de junho, a ISLA Sementes traz as indicações mais adequadas para o Brasil.

O que plantar em junho?

No mês de junho, em qualquer região você pode plantar: Acelga, Agrião, Aipo/Salsão, Alface, Alho Poró, Almeirão, Beterraba, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Couve de Bruxelas, Couve Chinesa, Couve-Flor Cheddar, Couve Manteiga, Couve Rábano, Ervilha, Mostarda, Nabo, Rabanete, Repolho, Rúcula e Salsa

couve-de-bruxelas
Couve de Bruxelas. Foto: Eric Prouzet | Unsplash

Mas, se você está nas Regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, também pode plantar: Abóbora, Abobrinha, Berinjela, Coentro, Feijão-Vagem, Jiló, Maxixe, Melancia, Melão, Pepino, Pimenta, Pimentão, Quiabo, Tomate.

Ao adquirir essas sementes, é importante observar as dicas presentes no verso das embalagens, com as instruções adicionais e o passo a passo de como fazer o plantio e cuidar da horta.

Como plantar

Separe um vaso ou floreira para fazer o plantio e deixe-o posicionado em um local com incidência de luz do sol.

Em seguida, prepare o solo. Para o bom desenvolvimento das hortaliças, a terra deve ser leve, bem drenada, arejada e composto de três itens: terra, areia e húmus de minhoca. Acrescente ao solo as sementes das espécies escolhidas e regue a terra de forma cuidadosa e sem exageros.

Para ajudar a sua hortaliça a crescer ainda mais forte, é recomendado o uso de adubos na terra, de preferência orgânico.

Momento da colheita

melão
A colheita do melão acontece em até 100 dias após o plantio. Foto: Pixabay

O momento da colheita será quando as folhas externas já estiverem num tamanho próprio para o consumo. No caso de ervas aromáticas ou medicinais, colha galhos e folhas na medida em que forem se desenvolvendo, já que os cortes estimulam novas brotações.