Aprenda a plantar milho na sua horta

Com um uma área aberta e ensolarada, é possível plantar milho sem muita dificuldade e colher as primeiras espigas em 90 dias

milho
Foto: iStock bt Getty Images

Presente em bolos e em receitas doces e salgadas, como a pamonha, o cuscuz, pães e cural, o milho é um ingrediente que faz parte do dia a dia e da cultura do Brasil. Mesmo puro, cozido com água salgada, já é um prato que agrada em cheio, na praia, festas juninas ou mesmo no meio da rua. Saboroso e saudável, o milho é um alimento que pode ser consumido cozido, frito, torrado, refogado, em saladas e onde mais a criatividade permitir. Isso tudo sem mencionar a amada pipoca.

variedade de milho
Além do “tradicional” milho amarelo, existem muitas variedades da hortaliça. Foto: Alexander Schimmeck | Unsplash

A popularidade deste alimento fez do dia 24 de maio o Dia Nacional do Milho. Para quem gosta de plantar e colher a própria comida, uma boa notícia é que dá para plantar milho na horta ou no quintal e colher sua espiga para as receitas preferidas.

Para te ajudar nessa missão, a ISLA Sementes, traz dicas de como plantar a hortaliça em casa.

criança come milho alimentação
Foto: Randy Fath | Unsplash

Como plantar?

Primeiramente, escolha o momento certo. No Brasil, a época ideal para o cultivo de milho, normalmente acontece entre os meses de setembro a abril.

É importante deixar as plantas de milho no lugar mais ensolarado do seu quintal, já que esse tipo de cultivar gosta bastante do contato com a luz. Além disso, deve-se ter ciência de que a planta de milho pode atingir quase dois metros de altura.

muda de milharal solo
Foto: Roman Synkevych | Unsplash

Prepare bem o solo

Para preparar o canteiro, é preciso que seja retirado qualquer planta, pedra ou objeto que possa atrapalhar o crescimento do seu milharal. Caso queira acrescentar adubo orgânico na terra, é recomendado fazer isso entre duas e quatro semanas antes de semear o milho. Dessa forma os nutrientes estarão totalmente incorporados no solo quando o cultivo começar.

Conclua o semeio

Plante o milho em linhas em um canteiro, respeitando a distância de um metro entre as linhas e 25 cm entre cada planta.

Cave uma pequena cova de aproximadamente dois dedos de profundidade e deposite três sementes. Caso as três germinem, escolha a mais forte e realize o raleio das plantas menores.

plantação de milho
Foto: Steven Weeks | Unsplash

Regas 

Assim como todo plantio, as regas são essenciais para um bom desenvolvimento do milharal, uma vez que a falta de água pode ocasionar a produção de poucos grãos em cada espiga.

É importante também utilizar o adubo de 10 em 10 dias para ajudar na nutrição das plantas.

Limpeza da área e colheita

Ervas e plantas “daninhas” podem crescer em seu milharal, por esse motivo, é importante estar atento para realizar a limpeza das plantas concorrentes com frequência. Uma alternativa é cobrir a terra em volta do milharal com palha ou folhas secas que garantem a umidade do solo, matéria orgânica e nutrientes e ainda impedem o crescimento de outras espécies que vão competir com as raízes do milho.

milho milharal
Foto: Katherine Volkovski | Unsplash

Cerca de 90 dias após o semeio, você conseguirá colher as suas primeiras espigas que podem variar de 12 a 30 centímetros dependendo da variedade. É importante realizar a colheita da espiga quando seus “cabelos” estiverem secos e dourados.

Nesse ponto, os grãos estarão se apertando na espiga, produzindo um líquido branco quando perfurado. Este é o ponto ideal de colheita para o milho verde ou o milho doce. Caso você tenha optado pela produção do milho pipoca, aguarde os grãos secarem na espiga.

milho
Foto: Christophe Maertens | Unsplash

Como guardar as espigas?

Caso abra as cascas do milho e não for cozinhá-lo logo em seguida, guarde-o na geladeira ainda na casca. Dessa forma é possível manter a umidade natural do alimento preservando seus nutrientes.

espigas de milho
Foto: Stephane Silva | Unsplash