Telhado verde selva mexicana
Foto: Jaime Navarro

Em meio à natureza quase intocada e uma rica herança ancestral um spa foi construído. O espaço reúne elementos naturais em sua composição de forma a incorporar-se ao El Tepozteco, um parque nacional de 240 km² situado em uma zona arqueológica mexicana.

A área está localizada na cidade Tepoztlán, cercada por penhascos sobre os quais se ergue a pirâmide de Tepozteco. É nesse contexto místico que, entre 1150 e 1350, a população indígena criou um local de culto na montanha – atraindo turistas até hoje.

Telhado verde selva mexicana
Foto: Jaime Navarro

Soler Orozco Arquitectos inspirou-se na forma piramidal quando projetou o spa. Juntamente a Javier Sánchez, o escritório de arquitetura criou um espaço em forma de cone truncado revestida de pedra vulcânica.

“O cliente deste projeto queria uma casa inserida neste ambiente como um espaço dedicado a melhorar o bem-estar físico e emocional das pessoas”, afirmou a equipe. De fato, a estrutura reúne uma série de espaços de bem-estar, o que inclui academia, estúdio de massagens, sauna e piscina fria.

Telhado verde selva mexicana
Foto: Jaime Navarro

O interior do spa possui acabamentos naturais, incluindo pisos de tijolos, paredes de gesso e detalhes em madeira nas portas e móveis. Além disso, grande parte do interior é iluminado por arandelas de parede, conferindo ao espaço uma sensação íntima.

Os visitantes entram no spa por baixo através de uma abertura que corta a forma de “pequeno monte” e conduz a um espaço central iluminado por uma claraboia. Com 20 metros de diâmetro, a abertura central, além da entrada de luz natural, permite a entrada de água da chuva que é coletada e filtrada para as cisternas subterrâneas. A coleta fornece água para os chuveiros, banheiras e piscina do spa, bem como para as plantas da cobertura.

Telhado verde selva mexicana
Foto: Jaime Navarro
Telhado verde selva mexicana
Foto: Jaime Navarro

Do ponto central, um lance de escadas leva ao telhado verde. Este é outro grande destaque do projeto: a cobertura repleta de vegetação camufla o edifício, fazendo com que seja quase invisível quando visto de cima.

spa Telhado verde Mexico
Fotos: Jaime Navarro

“Como princípio orientador do design, o spa precisava se misturar ao local sem interferir na paisagem, mantendo a arquitetura fora de vista”, disse a equipe. Mas, apesar da técnica, o telhado está longe de passar despercebido: ali há uma lareira e banheira de hidromassagem que funcionam como uma área de estar ao ar livre com vista para as montanhas circundantes. Os clientes podem contemplar o amanhecer, o entardecer e à noite – há ainda um rio sazonal que flui por ali.

As vistas panorâmicas espalhadas em todas as direções tornam o local um ponto de repouso desejado em meio à selva mexicana.

Telhado verde selva mexicana
Foto: Jaime Navarro