- Publicidade -

Aprenda a plantar melancia

Refrescante e saborosa, a melancia ajuda a manter o corpo hidratado, além de ter vitaminas e nutrientes

plantar melancia
Foto: Pixabay

Sol e calor combinam com uma alimentação mais leve e refrescante. As frutas são uma ótima opção e algumas delas ajudam inclusive na hidratação. É o caso da melancia. Com cerca de 90% do seu peso em água, a melancia é doce e combina com os dias de verão – principalmente se for servida gelada. Além disso, possui vitaminas A e C, potássio, manganês e magnésio.

- Publicidade -

Para melhorar, ainda dá para plantar melancia em casa, mas é necessário se atentar às condições brasileiras. É possível realizar o cultivo da melancia em todas as regiões, praticamente durante o ano todo, apenas tomando os devidos cuidados nos locais que tenham períodos mais frios no inverno, o que acaba reduzindo a capacidade produtiva das plantas. A melancia é uma cultura de clima quente e/ou cultivo no verão, tendo como principais regiões de plantação o Nordeste e Sul do país, seguido de Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

A melancia pode ser plantada através de uma semeadura direta ou pela produção de mudas que são transplantadas para um local definitivo. Como em qualquer cultura, é importante fazer uso de sementes de qualidade, além do plantio na época mais adequada.

frutas nativas do brasil melancia do cerrado
Foto: João Medeiros / Wikimedia CC2.0

Segundo Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção de sementes na ISLA Sementes, é de extrema importância fazer o bom preparo do solo para plantio, a correta adubação, irrigação, cuidado com possíveis “pragas”. A colheita acontece entre 75 a 100 dias após o plantio.

Mas vale ressaltar que o ciclo da melancia vai variar de acordo com a característica genética da semente utilizada e em alguns casos, o local onde se está cultivando, devido às condições climáticas.

- Publicidade -

Tipos de melancia e diferenças

Existem vários tipos de melancia e as diferenças estão principalmente nos formatos e tamanhos, com frutos mais arredondados ou alongados. Para se ter uma ideia, a ISLA Sementes possui em média 10 sementes diferentes de melancia, que podem ser encontradas nas linhas de sementes convencionais, orgânicas e também na linha PET, especial para que também possa ser consumida pelos bichinhos.

melancia
Foto: Pixabay

As principais diferenças entre as sementes orgânicas e as sementes convencionais são o modo em que são produzidas. Na semente orgânica, o processo de produção ocorre em um sistema de cultivo orgânico, respeitando todas as diretrizes deste tipo de manejo, sem uso de compostos químicos, sejam eles defensivos e adubos.

Como plantar melancia?

Em primeiro lugar é necessário escolher ou preparar o solo. No caso da melancia, o mais indicado são solos mais arenosos, com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Caso opte por plantar a partir de sementes diretamente no lugar definitivo, faça buraquinhos com cerca de 3cm de profundidade e coloque cerca de 4 sementes em cada um. A distância entre os buracos, e futuras mudas, deve ser de pelo menos 2 metros.

- Publicidade -

Em até duas semanas as sementes vão germinar e, então, deve-se eliminar as mudas mais fracas, deixando apenas a que se desenvolveu melhor.

adequação ambiental
Foto: iStock

Se optar por plantar mudas e depois fazer o transplante, pode seguir o mesmo passo a passo e, quando a muda mais forte tiver atingido 15 cm, ela pode ser transplantada para o lugar definitivo.

Sol

Como já foi dito, a melancia se dá melhor em climas quentes. Então o ideal é que ela seja plantada em locais com temperatura acima de 20ºC ou em estufas. A luz direta do sol também é importante para o desenvolvimento da planta.

melancia
Foto: Pixabay

Água

Durante o crescimento da planta, o ideal é manter o solo úmido, mas nunca encharcado. Quando os frutos começarem a crescer, a dica á diminuir as regas, já que melancias cultivadas em ambientes mais secos tendem a ser mais doces.

Polinização

A formação das melancias depende da polinização das flores. Para isso, o ideal é ter insetos polinizadores por perto. Caso não tenha abelhas, borboletas e outros polinizadores no local onde estão plantadas as melancias, é possível fazer a polinização manual.

abelhas agricultura
Foto: Pixabay

As flores masculinas e femininas aparecem na mesma planta, com as masculinas aparecendo primeiro. Quando as primeiras flores (masculinas) abrirem, espere as femininas florescerem. Colha as flores masculinas e esfregue nas femininas. Também é possível esfregar apenas as pétalas, desde que tenham pólen. Uma dica é esfregar mais de uma flor masculina na mesma flor feminina, caso elas tenham pouco pólen.

Cuidados com a melancia

Enquanto a melancia estiver crescendo, é importante criar um suporte para que ela não fique em contato direto com o solo, o que pode favorecer o aparecimento de alguma doença ou “pragas”. Pode ser uma madeira, palha ou outro material seco.

melancia suporte
Foto: Nikki Son | Unsplash

Outro cuidado importante é ir rodando a melancia para que ela pegue a mesma quantidade de sol em todos os lados e não fique com uma parte amarelada ou uma aparência desigual. Para isso, vire o fruto com cuidado a cada 3 dias aproximadamente.

Colheita

Para saber se a melancia está madura, dê umas batidas com as pontas dos dedos ou uns tapas de leve no fruto e ouça o som: se tiver som de oco é porque pode colher.

melancia
Foto: Milan De Clercq | Unsplash

Como utilizar a melancia

A melancia pode ser consumida de várias maneiras, sendo as principais e mais comuns, in natura, em sucos, compondo salada de frutas ou com folhosas. Além da polpa, sua casca pode ser utilizada para preparo de doces e suas sementes torradas tornam-se uma diferente opção de aperitivo.

suco de melancia
Foto: Pixabay