- Publicidade -

Como plantar abobrinha na sua horta?

Além de ser nutritiva e super versátil para receitas, a abobrinha é uma planta que é fácil de plantar!

pé de abobrinha
Foto: Pixabay

Da mesma família das abóboras, pepinos e da melancia, a abobrinha é uma hortaliça de baixo índice calórico, rica em nutrientes, fibras e vitaminas benéficas ao bom funcionamento do nosso organismo e uma boa aliada da nossa saúde. Além disso, é um alimento que pode ser consumido de forma integral, possibilitando aproveitamento total para diversas receitas. Para quem está em uma dieta de poucas calorias, é uma boa pedida, além de ter fibras que trazem a sensação de saciedade.

- Publicidade -

Na culinária, a abobrinha é um ingrediente bem versátil que pode ser consumido de várias formas: cozida, assada, grelhada, como base de caldos, crua em salada e até como ingrediente substituto de massa, por exemplo lasanha, canelone ou mesmo ser fatiada em forma de espaguete.

canelone de abobrinha e shimeji
Canelone de abobrinha e shimeji. Foto: Alana Rox

Facilmente encontrada em supermercados, feiras e sacolões, também é um tipo de legume que pode ser cultivado sem muitos problemas em sua horta caseira. Quer aprender como plantar? Confira as dicas abaixo!

Como plantar abobrinha?

abobrinha flor
Foto: Pixabay 

O plantio é feito via semente, podendo ser de forma direta no local definitivo, ou ainda, pode-se produzir as mudas para posteriormente transplantá-las. O solo deve estar bem preparado, ou se for cultivá-la em vasos, utilizar substrato de boa qualidade, com características de boa drenagem. É recomendado que o local utilizado para receber a abobrinha receba bastante luminosidade.

O tempo de colheita varia de acordo com o tipo de abobrinha, clima e manejos realizados. Em média, começa a produção entre 45 a 80 dias após o plantio.

- Publicidade -

Cuidados especiais

Por ser um tipo de planta rústica, a abobrinha possui pouca necessidade de manutenção. Como é uma planta produzida anualmente, tem um melhor desenvolvimento nas épocas quentes do ano, devendo-se evitar seu cultivo em períodos de baixas temperaturas.

Dando preferência a um adubo orgânico, enriqueça o solo uma vez por mês. Você pode espalhar composto em cima da terra, em volta da abobrinha, e regar em seguida ou então misturar biofertilizante de minhocas na água, na proporção de uma parte de líquido para 10 de água e regar as plantas.

horta em vaso abobrinha
Abobrinha. Foto: Pixabay

Rega

A abobrinha gosta de solos úmidos, por isso é recomendado regas frequentes, principalmente no verão. Um cuidado especial é colocar a água diretamente no solo, evitando molhar as flores, folhas e frutos.

- Publicidade -

Colheita

colheita de abobrinha
Foto: Pixabay

Dependendo da espécie, a colheita deve ser feita quando as abobrinhas alcançarem um comprimento de 7 a 20 centímetros. Uma dica é não esperar muito para crescer, porque as abobrinhas mais jovens são mais saborosas e as que ficam muito tempo na terra podem acabar ficando farinhentas e com muitas sementes.

Na hora de colher, use uma faca ou tesoura de poda bem afiada e deixe um caule de 2cm a 3 cm na abobrinha, para ela durar por mais tempo. Outro cuidado importante é não cortar outras partes da planta na colheita.

Tipos de abobrinhas

tipos de abobrinha
Foto: Pixabay

Existem muitos tipos de abobrinha. Para se ter uma ideia, a ISLA Sementes, uma das maiores empresas de sementes do Brasil, oferece mais de 15 variedades do legume, sendo de formatos, tamanhos, cores e sabores diferentes. O portfólio possui abobrinhas de características mais comuns como a Bréscia, de Tronco Caserta, Gringo e Paloma, e um pouco mais claras como, Tróia e de Tronco Branca.

Além disso, também existem as abobrinhas cilíndricas de coloração amarela (Luna), verde escura (Pádua), formato arredondado clara (Gioconda), escura (Tortuga), oblongas (Macarrão Vegano e Bavette) e até mesmo tipo escalope (Suspiro).

Na hora de plantar, vale conversar com um especialista para escolher a mais indicada para a sua horta, dependendo do tamanho da área de plantio, do solo e luminosidade local.

Com informações de Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção de sementes na ISLA Sementes