- Publicidade -
árvore pedaladas
A novidade é uma festa para as crianças. Foto: Gergely Őrsi | Facebook

O espírito natalino está sendo testado em Budapeste, a capital da Hungria, e os moradores estão tendo que suar, literalmente. Isso porque a árvore de Natal oficial da prefeitura, instalada em uma praça da cidade, precisa da energia das pedaladas para manter suas luzes acesas.

- Publicidade -

A aplicação da decoração sustentável vai além de uma ação de conscientização: a gestão pública precisa equilibrar os gastos energéticos do inverno com o aumento dos custos de energia na Europa, sobretudo devido à guerra na Ucrânia. Este fato inclusive levou o município a cancelar a maioria das decorações deste ano.

luzes de natal
Foto: Gopala Krishnan | Unsplash

Na última terça-feira (29), o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante reunião em Bucareste, na Romênia, afirmou que a Rússia quer usar o inverno como “arma de guerra”, uma vez que os países europeus são dependentes das importações de gás russo.

Árvore de Natal iluminada com pedaladas

As complicações da guerra não têm data para acabar e, para não deixar o festejo natalino passar em branco, a prefeitura de Budapeste decidiu resolver o problema com uma árvore sustentável.

Com seis metros de altura, a árvore só acende totalmente quando alguém pedala com força. A bicicleta também está ligada a uma bateria que, juntamente com os painéis solares, alimenta as luzes ao redor da praça. É uma festa para adultos e crianças.

- Publicidade -

Além de divertido e saudável, uma vez que estimula o exercício físico, pedalar é uma forma eficaz de gerar energia. A ação mostra na prática que a quantidade de energia produzida depende da capacidade física da pessoa que está pedalando.

Confira aqui fotos da árvore de Budapeste na Reuters.

- Publicidade -