- Publicidade -

Aprenda a plantar repolho em casa

Hortaliça usada em diversas receitas, de saladas a pratos quentes, o repolho é mais fácil de plantar do que se imagina!

plantar repolho
Foto: Clint Mckoy | Unsplash

Versátil e muito nutritiva, o repolho é uma hortaliça folhosa que pode ser plantada durante o mês de junho em qualquer região do Brasil. Esta é uma época especialmente favorável ao cultivo de repolho, já que é uma espécie acostumada a baixas temperaturas.

- Publicidade -
repolho
Foto: Shelley Pauls | Unsplash

Usado muitas vezes em saladas e pratos frios, o repolho também é um ingrediente comum em receitas quentes, ótimas para os dias de inverso. E ter esta hortaliça sempre a mão é mais fácil do que imaginamos. O repolho pode ser plantado em quintais e canteiros grandes, mas também em vasos, e mesmo em apartamentos. O importante é que o vaso tenha um bom tamanho e a planta receba bastante sol.

A principal diferença entre o plantio em espaços maiores e o cultivo em vasos é a quantidade que vai ser colhida, já que o ideal é plantar uma única cabeça por vaso e, no chão, podemos ter mais de uma planta.

plantação de repolho
Foto: Arnaldo Aldana | Unsplash

Como plantar repolho em casa?

Este é um cultivo simples e, com algumas dicas da Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção da ISLA Sementes, qualquer pessoa pode plantar, colher e comer seu repolho sem muito trabalho.

Local ideal

Para escolher onde plantar o seu repolho é preciso pensar em um lugar que possa ter boa drenagem, fertilidade e que tenha disponibilidade de sol, já que a luminosidade é importante um bom desenvolvimento das plantas. O plantio pode ser feito em campo aberto, sobre canteiros e até mesmo em vasos grandes, desde que estes sejam de tamanho compatível com tamanho necessário para um bom desenvolvimento radicular das plantas. Se quiser plantar mais e uma cabeça por vez, recomendamos usar um vaso para cada planta, ou vasos bem grandes.

- Publicidade -
horta caseira
Foto: iStock

Espaço

O espaço necessário varia de acordo com a quantidade de cabeças que deseja colher, se não for o objetivo fazer o plantio de muitas plantas, um apartamento pode ser usado para a horta caseira, desde que tenha incidência de boa luminosidade e espaço suficiente para condicionar os vasos, que devem ter pelo menos 10 litros de tamanho.

Tipos de repolho

A ISLA Sementes, oferece em seu catálogo de sementes 4 materiais de repolhos híbridos, de excelentes características e produtividade, dois materiais roxos e outros verdes. Para as espécies de polinização aberta, é possível escolher repolho roxo ou verde, com destaque para o repolho Coração-de-boi, que tem um formato diferenciado, e para Repolho Crespo de Milão, hortaliça que se diferencia pelas folhas bem enrugadas. Seja qual for a espécie escolhida, os cuidados são os mesmos.

- Publicidade -
repolho
Foto: Pixabay

Método de plantio

Após a escolha do tipo de repolho que irá plantar é hora de realizar o plantio. Ele pode ser feito via sementes ou através de mudas, que são produzidas em bandejas, sementeiras ou recipientes diversos. Em caso de plantio através de mudas, quando as plantas estiverem com quatro a cinco folhas, bem estruturadas de raiz, podem ser transplantadas em local definitivo.

Este processo de produção das mudas pode levar de 30 a 40 dias para ficarem prontas, de acordo com a época do ano. O espaçamento utilizado no transplante é de 80 a 100 cm entre linhas 40 a 50 cm entre plantas.

Regas e luminosidade

As regas devem ser feitas frequentemente, procurando manter uma boa umidade no solo, mas sem deixar encharcado, pois a planta não tolera excesso de umidade. Quanto à luminosidade, é importante que o local de cultivo receba bastante luz ao longo do dia, cerca de seis horas ao menos.

Adubação

A adubação é importante para que o repolho se desenvolva bem. Para plantio em solo, fazer um preparo prévio é uma boa ideia, misturando a terra com um bom adubo orgânico, como o húmus de minhoca.

adubo compostagem
Composto orgânico produzido pela compostagem pode ser usado como adubo ou enriquecedor de solos. Foto: Planta Feliz

Em ambientes domésticos, pode-se trabalhar a adubação pensando diretamente na necessidade das plantas de repolho. O ideal é adubar a terra que vai receber a muda e depois, fazer adubação por cobertura 20 dias após o plantio e quando a cabeça da planta começar a se formar.

Colheita

A hora da colheita dependerá de alguns fatores como as condições dos ambientes e a cultivar. Em média, a colheita ocorre entre 80 a 110 dias. Para identificar o ponto de colheita, deve-se observar o fechamento das cabeças, se o repolho atingiu seu maior tamanho, se está bem formado e firme. A colheita é feita manualmente, cortando com faca bem afiada a base da planta. Em plantios comerciais maiores, a colheita se dá pelo uso de máquinas.

repolho horta
Foto: Pixabay