Marca de moda desfila roupas da temporada passada para evitar desperdício

Em prol da sustentabilidade, marca australiana desistiu de lançar nova coleção

marca moda Austrália
Foto: Divulgação

Apesar de imprecisos, os números da indústria da moda são sempre chocantes. A cada ano, milhões de toneladas de roupas são produzidas, usadas e jogadas fora. O rastro de desperdício se soma ao grande impacto ambiental causado em todo esse processo. Nas passarelas, os desfiles de moda trazem marcas com novas coleções, que vão inspirar e alimentar o modelo fast fashion. Mas, neste ano, uma marca australiana tomou uma decisão inesperada: optou por relançar suas roupas da temporada passada.

Este fato foi protagonizado pela Madre Natura na Australian Fashion Week deste ano. Foi uma espécie de protesto da marca aos impressionantes 210 mil toneladas de roupas que chegam aos aterros sanitários da Austrália todos os anos.

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Foto: Divulgação

“Como marca de moda sustentável, com o nosso foco principal em fabricar peças de vestuário que causem menos danos ao planeta, recusamo-nos a agravar este problema”, afirmou a Madre Natura em uma postagem no Instagram. A marca afirma que não lançará a nova coleção até ter vendido todas as peças da anterior.

O país não integra um dos polos fashion da moda – formado por Nova York, Londres, Milão e Paris – ainda assim a marca conseguiu atrair a atenção do público ao transmitir o desfile ao vivo no TikTok. Os espectadores podiam comprar os looks em tempo real enquanto os modelos desfilavam na passarela.

 

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Com a coleção, batizada de The Last Season, a ideia foi demonstrar que a marca não está somente falando de sustentabilidade como também está mostrando na prática como é possível aplicá-la. A ação poupou recursos, tempo e dinheiro que seriam usados em uma nova coleção.

A produção de roupas gera entre 2% a 8% do volume global de emissões de carbono, segundo a ONU, sendo o tingimento têxtil é o maior poluidor de fontes de água no mundo.

Moda sustentável

As roupas da Madre Natura são feitas à mão localmente em Sydney por meio do uso de tecidos naturais certificados e tecidos de estoque morto. A cada compra o cliente recebe um manual de cuidados para garantir a longevidade do seu produto, além de peças de reparos complementares para ajudar nesse processo. A embalagem de envio também foi pensada para minimizar o impacto ambiental, sendo composto, por exemplo, por caixa de papel reciclado pós-consumo.

Por fim, após o fim da vida útil da peça – que já não pode ser consertada – o cliente ainda pode solicitar uma etiqueta de postagem gratuita e enviar a roupa para ser reprocessada novamente em tecido pela própria empresa.

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Fotos: Divulgação

“Adoro moda e o que ela me faz sentir, por ser a nossa pele escolhida. A nossa solução é promover e aumentar o foco na qualidade, durabilidade e longevidade das nossas peças. Esperamos eliminar a negatividade em torno da moda e criar uma mudança positiva”, afirma Jackie Galleghan, fundadora, diretora de criação e chefe de sustentabilidade.

Em 2023, a Madre Natura foi finalista do National Designer Awards e ganhou a Menção Honrosa do prêmio de Sustentabilidade.