- Publicidade -
mudança climática TikTok
A ação ganha reforço com a participação de perfis com maior alcance de engajamento nas redes sociais. | Imagem: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, a ONU (Organização das Nações Unidas), em parceria com a Purpose, lança o projeto Agentes do Verificado. O objetivo é combater as informações falsas e a desinformação sobre mudança climática nas redes sociais, sobretudo no TikTok.

- Publicidade -

No Brasil, a média de uso diário de redes sociais é de meia jornada de trabalho, e 58% dos usuários que acessam a internet buscam informações. Desse modo, é cada vez mais importante diferenciar notícias verdadeiras das falsas sobre a mudança climática. Para usuários de redes sociais de todo o mundo, navegar por um ambiente on-line cheio de desinformação não só provoca desorientação, como também distração sobre a urgência do tema.

“Estamos sempre buscando formas de fortalecer nossa comunidade com informações confiáveis sobre temas relevantes, incluindo o letramento climático. Temos orgulho de estabelecer uma parceria com uma equipe de especialistas para continuar informando e inspirando nossa comunidade global, que se conecta no objetivo comum de aumentar a sensibilização a respeito de temas importantes relacionados ao clima, e também de encontrar soluções sustentáveis”, afirma Helena Lersch, Vice-presidente de Políticas Públicas para Mercados Emergentes e Líder Global de Responsabilidade Social Corporativa do TikTok.

mudanças climáticas queimadas
As emissões de gases de efeito estufa recobrem a Terra, retendo o calor do sol. Isso leva ao aquecimento global e à mudança climática. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história. Foto: © Brasil2 | Getty Images Signature.

O grupo que participa do projeto vai ressoar as ações da iniciativa Verificado pelo Clima – um programa global de comunicação, apoiada pelo TikTok, Rockefeller Foundation e Fortescue, criado para tratar de crises complexas, como a mudança climática. O foco é alcançar públicos importantes com informações confiáveis e precisas sobre o tema para enfrentar as narrativas nocivas que se opõem ao caminho de soluções climáticas.

“Juntos, temos confiança de que podemos ajudar a mudar o rumo da narrativa de informações sobre o clima e potencializar uma comunicação que impulsione a ação para garantir um futuro para o planeta em que a vida seja possível. Não há tempo a perder”, diz Melissa Fleming, Subsecretária-Geral para a Comunicação Global da ONU.

- Publicidade -

O Dia da Terra é um momento importante para a sensibilização e ação climática. Como as emissões de gases do efeito estufa continuam a provocar eventos extremos no clima de todo o mundo, aumenta a urgência da ação coletiva nesse sentido. Mas com o crescimento das informações falsas e da desinformação sobre a mudança climática na internet, compartilhar fatos se torna um imenso desafio.

Agentes do Verificado

Os Agentes do Verificado é uma rede diversa de cientistas, profissionais, ativistas, membros de comunidades tradicionais e pessoas ligadas às questões climáticas do Brasil, Emirados Árabes Unidos e Espanha, que foram capacitados para criar conteúdos originais que sensibilizem e eduquem seu público.

Nesta etapa, a ação ganha reforço com a participação de perfis com maior alcance de engajamento nas redes sociais, cuja missão é atuarem como Amplificadores de conteúdos dos Agentes do Verificado, fazendo com que atinjam um público menos familiarizado com o tema da mudança climática e, assim, ganhem maior visibilidade.

- Publicidade -

Uma série de criadores de conteúdo nas áreas de estilo de vida, de gastronomia, turismo, esportes e moda foram recrutados. Entre eles estão o boxeador Maguila, que dividiu com a atleta Larissa Noguchi, uma das Agente do Verificado no Brasil, um vídeo em collab e o ativista social Raul Santiago que produziu conteúdo em parceria com a cozinheira Priscila Jung.

Influenciadores como amplificadores

O projeto Agentes do Verificado se constrói sob premissa de que, para promover a consciência e a ação climática, devemos, primeiro, enfrentar os desafios atuais da comunicação sobre o tema. Ao combater as informações falsas e a desinformação nas redes sociais, é possível desbancar mentiras nocivas que confundem e atrasam o progresso da ação climática.

“Desde 2017, produzo conteúdo sobre a crise climática, o poder da coletividade, o veganismo e muitos outros temas. E, às vezes, esse conteúdo fica preso em uma bolha, ou carece de atualizações sobre novas táticas que podemos usar para [dar vida] a esse tipo de comunicação”, conta a pesquisadora Renata Padilha, Agente do Verificado no Brasil.

A partir da inclusão na iniciativa, Renata conta que aprendeu como “construir conteúdo” e já percebe que “há mais debates sendo feitos [na seção de comentários dos vídeos] e mais gente está se interessando pelo conteúdo”. Segundo ela, com as plataformas de conteúdo como o TikTok, é possível levar a agenda ambiental para a vida cotidiana de milhares de pessoas de diferentes idades, realidades e formações.

africa continente africano
O continente africano é uma das regiões mais vulneráveis à crise climática. Foto: Grace Nandi | Unsplash

Os Agentes do Verificado estão colocando fatos sobre a mudança climática no ambiente do TikTok. A plataforma já proíbe desinformação prejudicial sobre o clima, e direciona as pessoas que buscam por desinformação climática a buscarem informações autorizadas com as quais trabalhou em parceria com a ONU para obter.

Até março de 2024, os primeiros conteúdos da campanha lançados logo após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2023 (COP28) registraram mais de 10,5 milhões de visualizações e 67 mil engajamentos com mais de 130 conteúdos, repletos de histórias, fatos e orientações práticas sobre a mudança climática.

“Para combater a desinformação de forma eficaz, é crucial fornecer ao público informações precisas. Através da iniciativa Agentes do Verificado, não estamos apenas desafiando narrativas falsas; estamos equipando indivíduos com o conhecimento necessário para impulsionar mudanças significativas na luta contra a desinformação climática”, conta Maria José Ravalli, Acting Director, Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro).

Alguns dos conteúdos Agentes do Verificado:

@transicoes_ecologicas    /  @larissanoguchi   / @bah_veganata  /   @guufigueiroa / @flaviabellaguarda/  @planetapospandemia

Conteúdo em collab:

@motionme + @transicoes_ecologicas  /  @priscila.jung + @raullsantiago