- Publicidade -
Barueri horta
Projeto Horta da Gente. | Foto: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Lançado em 2018, o Programa Renascer tem mudado a vida de pessoas em situação de rua em Barueri, região metropolitana de São Paulo. A iniciativa da prefeitura busca acolhê-los e reinseri-los na sociedade por meio de apoio médico, psicológico e financeiro.

- Publicidade -

Redução de danos, reabilitação para aqueles que são dependentes químicos e reintegração no mercado de trabalho são os focos do programa. Os participantes podem desenvolver novas habilidades por meio de cursos profissionalizantes e desempenhar atividades laborais em diversos departamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras atividades significativas.

Um dos aspectos mais expressivos da iniciativa é a forma como ela recompensa o esforço e o progresso dos bolsistas (pessoas em situação de rua). Inicialmente, os participantes recebem uma bolsa auxílio mensal de R$ 880,00 em troca de quatro horas diárias de atividades. Após um período de avaliação, aqueles que demonstram maior engajamento passam a receber R$ 1.320,00 por mês, equivalente a seis horas diárias de trabalho.

Barueri horta
Foto: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

A seleção dos participantes é realizada pela Instituição Caritas, que também oferece moradia. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, como auxiliar de pet shop, pequenos reparos, hidráulica, elétrica, alvenaria, recepção e portaria, paisagismo e jardinagem. Além disso, os bolsistas têm a oportunidade de participar de oficinas de artesanato, culinária, kokedama, cultivo de cogumelos, economia doméstica e culinária básica.

Horta da Gente

Buscando o impacto positivo para a comunidade em geral, em janeiro de 2021, o programa de Barueri iniciou um projeto de trabalho em uma horta convencional (Horta da Gente) num amplo espaço do Parque Ecológico do Tietê, onde os bolsistas cultivam hortaliças e legumes.

- Publicidade -

Tal iniciativa atende 75 famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da entrega de cestas de alimentos orgânicos diretamente em suas casas. Em troca, os beneficiários devolvem um saco de material reciclável, que é coletado pela Secretaria do Meio Ambiente e destinado à Cooperativa de Reciclagem Cooperyara, que sustenta 65 famílias envolvidas no comércio de materiais reciclados.

Em julho de 2022, o programa ampliou seu alcance para atender 420 famílias, coletando um total de 14 toneladas de materiais recicláveis em apenas um ano.

Barueri horta
Horta hidropônica do Programa renascer. | Foto: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

O programa de Barueri ainda inaugurou uma horta hidropônica em uma estufa de 1.000 m², proporcionando ainda mais alimentos saudáveis para a comunidade. Trata-se de uma técnica de cultivo sem uso do solo, utilizando apenas água e uma solução nutritiva para as plantas, sem uso de agrotóxicos.

- Publicidade -

O espaço da Horta da Gente também é um exemplo notável de sustentabilidade, com captação de água de chuva por meio de duas cisternas que alimentam a irrigação automatizada da horta convencional e dos perfis da Horta Hidropônica. Graças a parcerias estratégicas, parte da energia utilizada é proveniente de painéis solares, contribuindo para um ambiente mais sustentável.

Programa Renascer: como funciona

No Programa Renascer, o primeiro mês é dedicado a uma semana de acolhimento, que inclui dinâmicas de integração e a explicação do regimento interno e dos objetivos do programa, que tem uma duração total de dois anos.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, os bolsistas têm acesso a cuidados médicos gerais e encaminhamentos para especialistas ou exames quando necessário. Terapias alternativas, como acupuntura, moxa e reiki, são oferecidas semanalmente para ajudar na redução da ansiedade e na promoção do bem-estar.

Às segundas-feiras são reservadas para rodas de conversa e oficinas de criatividade ministradas por alunos de psicologia da UNIP. Além disso, os bolsistas têm a oportunidade de participar de plantões de psicoterapia na horta, recebendo uma hora de terapia individual semanalmente.

Barueri horta
Fotos: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Após seis meses no programa, os bolsistas recebem permissão para sair da Instituição Caritas e alugar suas próprias casas. O Fundo Social auxilia com móveis usados essenciais, e os bolsistas pagam com “estrelas”, uma moeda interna que recebem ao participar de cursos, atividades físicas, tratamento no Caps, cuidar da horta, entre outros.

Ao completarem um ano no programa, os bolsistas iniciam o processo de “desmame”, que inclui a elaboração de currículos e encaminhamento para entrevistas de trabalho. O acompanhamento não termina com a colocação no mercado de trabalho; as visitas periódicas e o atendimento psicológico aos sábados com duplas de alunos de psicologia continuam a oferecer suporte aos ex-bolsistas.