kokedama
Foto: iStock
- Publicidade -

Uma técnica antiga do Japão transforma esferas de musgo em vasos suspensos. Estamos falando da kokedama: um arranjo aéreo que permite suspender – sem o uso de vaso – pequenos plantios que precisam de terra.

Kokedamas são como esculturas verdes que embelezam qualquer lugar onde esteja. De aparência rústica, as kokedamas (Bolas de musgo, em português) são inspiradas na técnica de bonsai com o diferencial de serem elaboradas e mantidas com mais facilidade e, por isso, já foram consideradas o bonsai dos pobres. Além disso, nesta técnica, a planta não passa por nenhum processo para que fique pequena: ela pode crescer livremente.

Ficou interessado em testar esta belezura? Então, vamos lá. Para fazer em casa é simples:

- Publicidade -

Misture ⅓ de terra, ⅓ de argila, ⅓ de substrato para bonsai e água. Faça uma bola com essa mistura (algumas pessoas acrescentam pedrinhas). Por fim, basta fazer uma massa bem firme e depois abrir um buraco no meio para colocar a muda escolhida e envolvê-la na mistura.

Lembre-se de retirar toda a terra da planta, antes de colocar a mudinha. Feito isso, basta ajustar o formato da bola e acrescentar o musgo. Aperte para fixá-lo.

Finalize com uma linha/fio de sua preferência para enrolar e amarrar a bola. Pendure no lugar de sua preferência.

como fazer kokedama
Foto: iStock

Dicas:

  • É importante buscar plantas que sejam de pequeno porte, se sua intenção não for transplantá-la rapidamente. Mas, de qualquer maneira, será sempre possível “crescer” a bola fazendo a mistura novamente ao passo que a planta vai se desenvolvendo.
  • Outra questão importante é que o musgo faz o papel do vaso e o cuidado principal é mantê-lo sempre úmido para a plantinha não morrrer.
  • De preferência, pesquise antes sobre planta e musgo com necessidades semelhantes de água e luminosidade.
kokedama
Foto: iStock

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -