Atualmente está cada vez mais difícil encontrar um ambiente livre da fumaça, poeira e dos gases poluentes que estão presentes em nossas cidades, e dentro de nossas casas a realidade não é diferente. Mesmo em residências fechadas e afastadas dos grandes centros urbanos é possível encontrar traços de poluição no ar, seja pela entrada de gases poluentes ou até mesmo pela presença humana e de objetos como plásticos e vestimentas.

De acordo com o especialista em ogricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, a presença da poluição pode causar doenças cardiorrespiratórias, além de aumentar crises alérgicas e irritações, portanto, é cada vez mais necessário encontrar alternativas viáveis para filtrar os gases tóxicos do ambiente, de modo a melhorar a qualidade do ar. Flores que purificam o ar são uma alternativa barata e acessível de filtrar o ar de ambientes fechados por meio de trocas gasosas naturais.

Benefícios em longo prazo

Recomenda-se a presença de uma planta purificadora de ar a cada 10m², para que estas metabolizem de 30% a 90% dos poluentes presentes no ambiente. Sendo assim, ao elaborar um arranjo de flores purificadoras de ar para apartamento, por exemplo, será possível eliminar os principais gases nocivos além de decorar o ambiente sem grandes esforços.

A melhora na qualidade do ar é notada em pouquíssimo tempo e tem ação duradoura, fazendo com que o hábito de ter flores em casa se torne algo fundamentalmente agradável. Para quem possui crianças com problemas respiratórios em casa, a presença de flores que purificam o ar pode diminuir a quantidade de crises e garantir assim o bem-estar em longo prazo, com a diminuição da necessidade de remédios ou aparelhos respiratórios.

Conheça as principais flores que purificam o ar

Quanto maior for a diversidade de flores presentes, melhor será a qualidade do ar. Contudo, é importante ficar atento às plantas que soltam pólen em demasia ou que podem ser prejudiciais, caso ingeridas por cães ou gatos. Separamos uma lista com as principais flores que purificam o ar para você decorar sua casa e melhorar sua qualidade de vida.

Lírio da Paz

Peace Lily Flower (Spathiphyllum) in greenhouse

Elimina o tricloroetileno, benzeno, xileno, formaldeído e amoníaco. É ideal para espaços com pouca incidência de luz;

Gérbera

Red gerberas in white jug

Absorve a fumaça do cigarro, além do formaldeído e do tolueno;

Antúrio

Anthurium flower pink color

Filtra o amoníaco presente nos produtos de limpeza. Ideal para banheiros e cozinhas;

Crisântemo

Pink chrysanthemum in a clay rarity vase and books on a wooden table, light background. Copyspace.

Absorve o formaldeído do ar. Deve ser colocada próxima às janelas, de modo que receba grandes quantidades de luz solar;

 

Violeta Africana

Houseplants Potted African Violet

Planta de alta acessibilidade, ideal para banheiros. Filtra o amoníaco e demais compostos orgânicos voláteis;

Begônia

Colorful Japanese camellia

Presente em diversas tonalidades, a begônia possui alta resistência ao frio e é responsável por absorver benzeno e tolueno do ambiente;

Samambaia de Boston

giant boston fern hanging pot

Remove o mercúrio e o arsênio do ar e pode ser cultivada tanto em vasos como em jardineiras. Necessita de atenção com a poda, pois cresce de forma rápida e expansiva;

Azaleia

Azalea flowers

Responsável por filtrar formaldeído do solo. Possui maior afinidade com solo ácido.

Dê vida a sua casa e crie um ambiente confortável para toda família. 

A presença de flores e contato direto com a natureza é essencial para o bem-estar humano, principalmente para aqueles que vivem em grandes centros urbanos. Distribuir flores pela casa, além de ser uma atividade decorativa, auxilia na saúde mental e do corpo, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Pequenos vasos fazem toda a diferença em nosso dia a dia.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS