- Publicidade -

Centro Cultural FIESP recebe a Mostra Rios e Ruas

Muito além do rio Pinheiros e Tietê: centenas de rios, abertos ou canalizados, estão presentes sob o tecido urbano de São Paulo

rios São Paulo
Córrego Pirarungáua. no Jardim Botânico de São Paulo reaberto depois de mais de 70 anos canalizado. © Acervo Rios e Ruas

Você conhece os rios e córregos que passam por baixo das áreas urbanizadas da cidade de São Paulo? Buscando explorar as possibilidades de harmonia entre a natureza e o ambiente urbano, o Centro Cultural FIESP, na capital paulista, realiza a Mostra Rios e Ruas a partir do próximo dia 12 de outubro.

- Publicidade -

O coração da exposição busca transmitir a mensagem de que mesmo em uma metrópole densa e movimentada como São Paulo, os elementos naturais continuam presentes e podem coexistir com a paisagem urbana.

“Nossa intenção é semear uma nova maneira de perceber a cidade, para podermos enfrentar nossos atuais desafios climáticos e socioambientais”, José Bueno, arquiteto e urbanista social, cofundador da iniciativa Rios e Ruas, que surgiu em 2010 para desvendar a relação dos rios com a origem da capital paulista.

rios São Paulo
Nascentes do Rio Caaguaçu, localizada na Vila Mariana. Um dos afluentes do Rio Sapateiro, que abastece o lago do Parque Ibirapuera. | Foto: © Guilherme Ricci Fujo – NOVfilmes

Entre as ações desse movimento, já foram realizados roteiros que percorrem os rios invisíveis de São Paulo e suas bacias hidrográficas.

A mostra ainda visa reacender os vínculos entre as pessoas e os cursos d’água que cruzam a cidade, convidando o público a refletir sobre as relações afetivas entre a população e os rios. Ao evidenciar a hidrografia da cidade e revelar a presença ainda viva de centenas de rios, abertos ou canalizados, a exposição busca inspirar a retomada de laços perdidos ao longo do tempo.

- Publicidade -

A exposição será composta por três elementos distintos, cada um contribuindo para um olhar multifacetado sobre a relação entre a cidade e seus rios:

Cartografia dos Sentidos – Mapa Gigante de São Paulo

Uma representação cartográfica imponente de uma grande área da cidade de São Paulo. O mapa destaca a presença dos rios e cursos d’água que atravessam a paisagem urbana, convidando os visitantes a caminhar como gigantes pela cidade observando por onde passam riachos despercebidos pela maioria da população.

rios SP
Um dos muitos bueiros da cidade que escondem um rio. Neste corre um dos afluentes do Saracura, rio que corre embaixo da Av. 9 de Julho, no bairro da Bela Vista. | Foto: © Guilherme Ricci Fujo – NOVfilmes

Com base nos 7Cs (conhecer, cuidar, conservar, cambiar, criar, compartilhar e celebrar) do programa de educação patrimonial do Instituto Casadágua, a iniciativa incentiva o público a interagir, criar e refletir sobre suas próprias realidades territoriais, destacando as narrativas cotidianas e memórias afetivas dos participantes.

- Publicidade -

O projeto “Cartografia dos Sentidos” foi criado pelo antropólogo e artista multimídia Maurício Panella, diretor do Instituto Casadágua, e já foi replicado em várias cidades latino-americanas.

Projeção de Filmes na Galeria Digital FIESP

A partir do dia 12 de outubro, a fachada de LED do prédio da FIESP, na Avenida Paulista, vai projetar animações relacionadas à temática da Mostra. Essas projeções ocorrerão de forma randômica, surpreendendo pedestres e motoristas que circulam no entorno, envolvendo-os numa narrativa visual surpreendente.

Cubo Interativo de LED

Do dia 12 de Outubro até 12 de Novembro, um cubo de LED estará em exposição oferecendo uma experiência interativa em uma de suas faces por meio de sensores de movimento, onde os visitantes poderão “Varrer” a cidade e se divertir ao “Descobrir” rios e riachos que compõem a rede hidrográfica do nosso município.

rio na vila madalena
A vista do córrego Corujas, na Vila Madalena. © Acervo Rios e Ruas

Em suas duas outras faces será veiculado um vídeo que mostra brevemente momentos da evolução da cidade com o objetivo de transformar a percepção cidadã sobre a relação que São Paulo estabeleceu com seus corpos d’água. Estimulando os visitantes a imaginar novas maneiras de abordar as relações com os elementos naturais dentro de grandes centros urbanos.

Olhar para o futuro

A Mostra não apenas apresenta a realidade histórica e atual da relação entre a cidade e seus rios, mas também convida os visitantes a sonhar com o futuro da metrópole. Oferece um convite a refletir sobre a coexistência harmoniosa entre o ambiente urbano e a natureza, uma realidade possível e desejável, e que a transformação cultural é um passo fundamental para viabilização de projetos de urbanismo mais sustentáveis.

Mostra Rios e Ruas – de 12/10 a 15/01/2024

  • Horário: das 10h às 20h
  • De terça-feira a domingo
  • Entrada Gratuita