- Publicidade -

Heineken inaugura bar flutuante no rio Pinheiros

Em parceria com a SOS Mata Atlântica, lucro do espaço será revertido para ações que contribuam para a melhoria do rio e seu entorno

Bar flutuante Heineken
Foto: Helena Yoshioka | Divulgação Heineken

Entre os rios da Mata Atlântica, o rio Pinheiros é o mais poluído, de acordo com uma análise realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica. Mas, é exatamente o rio escolhido pela Heineken para inaugurar um bar flutuante temporário – um espaço sem fins lucrativos.

- Publicidade -

A iniciativa integra os esforços para revitalizar este que é o maior rio de São Paulo. Antes disso, em 2021, a marca já havia se tornado uma das patrocinadoras do Parque Bruno Covas: uma área linear que acompanha a margem do rio Pinheiros e tem diversas atrações, como ciclovias, playgrounds, áreas para piqueniques e trilhas.

Tais ações ainda se enquadram na plataforma Green Your City, que reúne uma série de iniciativas da Heineken com o viés de cultura e sustentabilidade. Como exemplos, já foram implementados projetos de circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais, implementação de microflorestas urbanas e ativações com energia renovável.

“A proposta da plataforma Green Your City e todas as ações da marca Heineken de atuar por um futuro mais sustentável e ressignificar os espaços urbanos, conecta o propósito da companhia a uma conversa direta com o consumidor e ao convite para que juntos possamos sempre fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do Rio Pinheiros”, declara Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.

Bar flutuante da Heineken

Intitulado “Floating Bar”, a intervenção tem o intuito de convidar as pessoas a repensarem a importância da reocupação e transformação das cidades em que vivemos, e, principalmente, para trazer o Rio Pinheiros de volta para o foco das conversas.

- Publicidade -

A operação do bar será sem fins lucrativos e todo o lucro será revertido para ações que contribuam para a melhoria do rio e seu entorno, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. “Contribuir para a construção de uma cidade mais verde e sustentável é uma demanda urgente da sociedade e nosso propósito como marca é ter um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental e, por meio de experiências e intervenções, fazer um convite à reflexão e a ocupação de espaços urbanos”, Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca no Brasil.

Disponível para visitantes de sexta a domingo entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro das 16h às 22h, a estrutura de 400 metros quadrados foi elaborada pela agência Atenas. Tem capacidade para receber até 200 convidados de forma rotativa e tem o objetivo de movimentar a comunidade em torno do Rio Pinheiros.

Bar flutuante Heineken
Foto: Helena Yoshioka | Divulgação

O bar tem parceria com o renomado bartender Alê D´Agostino que criou uma carta de drinques especiais, cardápio de petiscos e o chope Heineken. Os ingressos serão disponibilizados toda quarta-feira às 17h neste site, que direciona o público para o Sympla, para visita de sexta à domingo daquela mesma semana. Quando liberado, o consumidor poderá selecionar o dia de visita mediante disponibilidade. Filas de espera também poderão ocorrer, dependendo da capacidade de atendimento no dia, no horário e no local.

- Publicidade -

Chegar ao bar flutuante é simples e pode ser feito por transporte público (ônibus ou trem) e veículos particulares com entrada pelo Parque Bruno Covas. O bolsão fica dentro do parque, próximo ao portão de entrada e, logo adiante, o público encontrará a Casa Conectada, espaço para fazer o cadastro do evento e desfrutar de uma Heineken 0.0.

O trajeto será feito a pé por uma ponte flutuante que irá conectar os dois lados do rio. Para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, haverá disponibilidade de carros elétricos da Volkswagen, parceira neste projeto.

Transposto o pórtico, os consumidores acessam a área receptiva e se encaminham para a plataforma flutuante por uma passarela. No bar, os visitantes entram na balsa e vivenciam o fim de tarde, o pôr do sol e a noite, no meio do Rio Pinheiros.

A programação inclui ainda atrações selecionadas a partir do selo WME (Women’s Music Event), entre outros nomes parceiros Heineken que serão divulgados semanalmente.

Heineken e o Parque Bruno Covas

A Heineken se juntou a órgãos governamentais e à iniciativa privada como patrocinadora do Parque Bruno Covas, em São Paulo, desde 2021. Pelo acordo, a marca participa e colabora com as iniciativas de revitalização do rio e seu entorno, como a construção das ciclovias e todas as frentes que integram o projeto. A marca estará presente com sinalizações ao longo de todo o parque, e terá um calendário de eventos e ativações, sendo o Floating Bar o primeiro deles.

A revitalização do Parque Bruno Covas abrange dois trechos: um de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal, e outro, de 8,9 quilômetros, entre a Ponte Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da Ponte do Jaguaré. Nesses locais, há equipamentos de esporte, lazer e cultura, como ciclovia, quadras, pista de caminhada, playgrounds, áreas de piquenique, estações de ginástica e um mirante.

O processo de revitalização da área está incluído no Programa Novo Rio Pinheiros, cuja meta é recuperar este importante símbolo da cidade de São Paulo. O projeto de despoluição tem resultado na melhora do odor exalado pela água, na retomada da existência de vida aquática e, principalmente, em maior circulação de visitantes às margens do rio.

Heineken Floating Bar

Localização: Parque Bruno Covas

Funcionamento: Sexta a domingo – das 16h às 22h

Período: 30/09 a 29/10

Reservas: Pelo site, disponível para Android e iOS (Os ingressos para este fim de semana já estão esgotados).

Confira o line up de estreia do Floating Bar:

30/9: Mari Rossi e DJ Mau Mau
01/10: Paulete Lindacelva e Cashu