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MITA Festival tem copos retornáveis na 2ª edição do evento

Meu Copo Eco Heineken substituiu o copo de plástico descartável nos festivais de São Paulo e Rio de Janeiro

copos retornáveis heineken
Foto: Alex Woloch

A segunda edição do MITA Festival, que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de maio e em São Paulo nos dias 3 e 4 de junho, trouxe uma inovação em relação à circularidade de materiais. O chope Heineken, marca patrocinadora do evento, foi servido em copos retornáveis e reutilizáveis: o Meu Copo Eco Heineken substituiu os copos descartáveis de plástico.

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O público com mais de 18 anos recebia, logo na entrada, uma pulseira +18 para que pudessem retirar o Meu Copo Eco Heineken direto no bar mediante ao consumo do chope Heineken, podendo ser usado durante todo o dia e devolvido no final. O uso poderia ser no formato de refil ou com troca por outro copo higienizado, mediante a entrega de um sujo para incentivar o uso de apenas um copo por pessoa. O objetivo era fortalecer a mecânica da reutilização, reduzindo a geração de resíduos para cumprir a circularidade.

copo retornável
Foto: Alex Woloch

Em todas as saídas do evento, houveram locais para as pessoas entregarem os copos usados, o que garantiu o retorno. Os itens recolhidos foram direcionados para hubs de higienização, cumprindo seu ciclo de reutilização com o retorno do material para as próximas ativações da marca.

Ao todo, 64.450 copos foram utilizados, e, deles, 35.465 foram devolvidos no final dos quatro dias de evento. No Rio de Janeiro, 85% do público utilizou o Meu Copo Eco Heineken, sendo 15.302 destinados à reutilização. Em São Paulo, 73% usaram o item e 20.163 os devolveram no final. Os copos que não foram devolvidos podem ser usados como um copo normal na rotina das pessoas e são uma lembrança do festival para quem optou por levar o item para a casa.

A iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, que re[une as iniciativas de Sustentabilidade da marca, entre as quais está a realização de festivais mais verdes, com metas de circularidade com consciência de uso e reaproveitamento de materiais. O Meu Copo Eco Heineken terá seu posterior reaproveitamento em outros eventos que a marca patrocinar.

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copo retornável
Foto: Alex Woloch

“Buscamos, cada vez mais, trazer soluções sustentáveis nas nossas iniciativas culturais. Sabemos que essas iniciativas, como a do Meu Copo Eco, fazem parte de um trabalho super desafiador de mudança de comportamento, mas acreditamos que com consistência e perseverança, conseguiremos estar cada vez mais perto do que queremos construir – um futuro cada vez mais verde”, explica Lucas Pires,​ Gerente de Marketing da Heineken no Brasil.

Além da substituição dos copos de plástico descartável, a marca levou para o MITA Festival o Heineken Moving Stage, um palco com um line-up abastecido e transformado pela Energia Verde (energia renovável) e energia do público. Com a presença e interação das pessoas, painéis cinéticos geraram energia através de movimentos e a instalação de luz reagia à música e às pessoas na pista de dança.

copo retornável heineken
Foto: Alex Woloch

Placas Solares em Shopping em São Paulo

Com o objetivo de contribuir com a revitalização do centro, além do MITA, a marca trouxe uma iniciativa para o rooftop do Shopping Light, que funciona em um palacete histórico no centro da cidade de São Paulo. Durante o evento, o local recebeu placas solares para gerar energia limpa durante todo o mês de junho.

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Parte de um projeto chamado de Green Station, o sistema fez parte de uma iniciativa ampla, que consiste em uma plataforma de ativações em eventos com a intenção de descarbonização, ajudando a incentivar a transição energética. Chegando na neutralidade climática, esse projeto está incluído na parceria da Heineken com a MOE, companhia que instala placas solares nos festivais com a intenção de descarbonizar suas ativações.

placas solares shopping light
Foto: Divulgação | Shopping Light

Assim, os produtos geram energia renovável para os festivais e locais onde eles acontecem, minimizando o impacto gerado. No MITA São Paulo, que ocorreu no Vale do Anhangabaú e adjacências, as placas foram estrategicamente montadas nesse ponto, onde ficava o lounge do festival, além da instalação de uma em uma praça no meio do Anhangabaú.

“Os projetos de descarbonização dos festivais tem mais êxito quando conseguimos ampliar o período de permanência das placas nos locais onde são implementadas. No caso do MITA, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, conseguimos manter tempo o suficiente para descarbonizar totalmente a ativação de Heineken e atingir nossos objetivos”, reitera Caio Gutierrez, sócio da MOE.