Estradas em Sydney testam asfalto feito com copos de café usados

Mais de 135 mil copos foram reaproveitados na composição deste projeto-piloto

asfalto copo de café
Um exemplo da economia circular em ação. | Foto: Closed Loop

Copos de café descartáveis estão ganhando um novo uso na Austrália. Isso porque uma nova mistura asfáltica está incluindo-os em sua fabricação. Até agora, ao menos três estradas na cidade de Sydney já foram pavimentadas com o material.

Uma pista rodoviária é formada por várias camadas de pavimentação, composta por betume, areia, pó de pedra e gravilha. Buscando reduzir o impacto ambiental do produto, alternativas mais ecológicas vêm sendo estudadas por empresas – sendo que agregar resíduos sólidos na mistura é um dos métodos que mais atrai atenção.

No caso australiano, o novo asfalto inclui copos de papel vendidos com café “para viagem”, ou seja, tem uso e descarte rápido, mas por centenas de anos perduram na natureza. Apelidado de PAK-PAVE Roads, o material foi desenvolvido pela State Asphalts NSW em parceria com a Universidade de New South Wales e a Closed Loop Environmental Solutions, que opera o programa de reciclagem de copos de papel Simply Cups.

Segundo a Closed Loop, entre as vantagens do produto estão o fato de melhorarem a durabilidade do pavimento e a resistência a rachaduras, bem como resistência à derrapagem em clima úmido, uma pegada de carbono 24% menor e níveis de ruído reduzidos.

Da dificuldade uma oportunidade

É com coletores espalhados pelo país que a Simply Cups recolhe milhares de copos de papel todos os dias. Segundo a Planet Ark, organização ambiental australiana, a população do país joga fora 2,7 milhões de xícaras de café diariamente e, devido ao revestimento à prova d’água, cada copinho precisa ser coletado e gerenciado separadamente.

asfalto copo de café
Copos de café descartáveis estão ganhando um novo uso na Austrália. | Foto: Closed Loop

Mas, os compostos na cola e no plástico usados ​​para criar a camada à prova d’água e que tornam o copo tão difícil de reciclar são justamente as características que os tornam atraentes para a produção de asfalto. Além dos copos, o asfalto inclui também garrafas de vidro, pavimento asfáltico recuperado, escória de fornalha de aço – somando mais de 50% de material reciclado.

Testes

Uma estrada em Penrith, no oeste de Sydney, tornou-se a primeira na Austrália a incluir copos de café reciclados. Aproximadamente, 72 mil copinhos foram reaproveitados. “Com mais de 1.208 km de estradas mantidas pela Câmara Municipal de Penrith e incontáveis ​​quilômetros de estradas estaduais, temos a oportunidade de tornar nossas estradas muito mais ecológicas do que se pensava por meio do uso de materiais reciclados”, diz a prefeita de Penrith, Trícia Hitchen.

O projeto-piloto também está sendo testado nas cidades de Liverpool e Erskine Park. Com este projeto, estima-se que mais de 135 mil copos de papel e o equivalente a 1,2 milhão de restos de vidro foram desviados do aterro. O desempenho do PAK-PAVE será avaliado até o final do ano.