- Publicidade -

Cidade alemã recusa coletar resíduos separados incorretamente

Na tentativa de aumentar a coleta de lixo orgânico, gestão toma medidas drásticas

coletar residuos
Foto: Cidade de Aachen

Em 2020, a participação da reciclagem no tratamento total de resíduos foi de 39,9% na União Europeia. Ainda que longe do ideal, se comparado com o Brasil – onde o índice de reciclagem é de apenas 4% – a taxa indica que muitas cidades europeias estão indo na direção certa. De todo modo, iniciativas de coleta seletiva de resíduos são importantes, mas não garantem por si só o aumento da reciclagem: é preciso que a população esteja comprometida com a separação do lixo doméstico. Exemplo disso é a cidade alemã Aachen, que, para engajar os cidadãos, decidiu coletar somente os resíduos separados corretamente.

- Publicidade -

Em Aachen, há lixeiras exclusivas para inserir os resíduos orgânicos, porém uma análise realizada em janeiro revelou que mais de 90% dos resíduos depositados não estavam sendo previamente separados corretamente.

Plástico, embalagens em geral, e, por vezes, até metal e vidro, são misturados nas latas onde só podem ser colocados resíduos de cozinha e restos de jardinagem.

coletar residuos
Foto: Cidade de Aachen

A empresa municipal de gestão de resíduos anunciou então que, a partir deste mês de abril, os funcionários vão se recusar a esvaziar as lixeiras de lixo orgânico que contenham outros tipos de resíduos misturados.

A dura campanha de educação ambiental pode ser resumida na famosa frase “se não vai pelo amor, vai pela dor”. Por enquanto, o descuido da população de Aachen está “doendo” no bolso da empresa responsável pela coleta, que gasta mais dinheiro e esforço para descartar os resíduos na usina de compostagem. As impurezas não podem ser removidas dos resíduos antes do processamento porque os resíduos orgânicos são muito úmidos e pegajosos. O resultado é uma enorme poluição.

- Publicidade -

“Quando o plástico ou outros contaminantes acabam nos resíduos orgânicos, acabam na agricultura e, em última análise, acabam até nos nossos alimentos”, explica Anja Maul, funcionária da estatal. “Queremos aumentar significativamente a qualidade dos resíduos orgânicos e manter os contaminantes fora do material valioso que pode ser utilizado para produzir compostos de alta qualidade”, completa.

Somente resíduos orgânicos

Esta é a segunda fase de uma campanha de sensibilização que começou, no início do ano, com a colocação de adesivos nas lixeiras nas ruas, que indica quais itens podem ou não entrar em cada recipiente.

Entre as orientações, é indicado à população evitar sacolas plásticas – até mesmo produtos marcados como “compostáveis” – e, em vez disso, usar sacos de papel ou jornal para a pré-coleta na residência.

- Publicidade -

Também foram enviadas cartas aos moradores anunciando a recusa de esvaziar as lixeiras preenchidas incorretamente, a partir de abril. Logo, a partir de agora a medida já está valendo. Quem descumprir as regras, terá três opções:

  • Reclassificar os resíduos no contentor (fazendo a separação correta) antes da próxima ida dos funcionários da limpeza
  • Esvaziar a lixeira e descartar os resīduos como lixo residual
  • Solicitar o esvaziamento da lixeira mediante o pagamento de uma taxa

A empresa de gestão de resíduos de Aachen espera que isto ajude os residentes a repensarem e, finalmente, mudarem o comportamento.