- Publicidade -

Carlos Burle é a onda na campanha A Natureza Está Falando

Novo vídeo da conservação internacional foi lançado na etapa brasileira do campeonato mundial de surf

O bicampeão mundial em ondas grandes Carlos Burle é A Onda. Foto: Carlos Burle | Arquivo Pessoal

O novo curta da série A Natureza Está Falando trouxe como protagonista “A Onda”, que ganhou a voz de Carlos Burle, bicampeão mundial em ondas grandes. No filme produzido pela Conservação Internacional (CI-Brasil), uma onda gigante fala e chama atenção para a necessidade urgente de proteger e conservar o oceano global para o benefício da humanidade.

- Publicidade -

O lançamento do filme aconteceu no Vivo Rio Pro 2023, etapa brasileira do World Surf League Championship Tour que acontece na Praia de Itaúna, em Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro.

“A onda, expressão das emoções mais profundas da natureza, reflete na sua potência máxima um recado em forma de metáfora da nossa própria vida. Cabe a nós, surfistas de alma, transmitir e viver a essência dessa mensagem, entendendo a conexão com os oceanos e preservando-os. Para que o mundo viva em harmonia, precisamos entender que somos a natureza, somos oceano”, afirma Carlos Burle, bicampeão mundial em ondas grandes.

Para assistir ao filme, clique AQUI.

onda carlos burle
Imagem: Divulgação | Conservação Internacional

Os oceanos são a origem e o motor de toda a vida na Terra, mas as ameaças causadas pelo lixo, crise climática e sobrepesca estão levando a um aumento sem precedentes do nível do mar, ao aquecimento das águas e à perda da biodiversidade. Se não forem controlados, esses impactos terão consequências catastróficas que afetarão a capacidade de sobrevivência da humanidade.

- Publicidade -

Globalmente, há milhares de locais onde as ondas para o surfe coincidem com ecossistemas marinhos e costeiros biologicamente diversos e críticos para a conservação. Os recifes de coral, as florestas e os litorais dessas regiões sustentam os meios de subsistência das comunidades locais e precisam de proteção.

Pensando nisso, em 2022, a Conservação Internacional e o Instituto APRENDER Ecologia lançaram a parceria Ecossistemas de Surfe Brasil para apoiar o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) na criação de reservas de surfe na costa brasileira.

saquarema
Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro. Foto: Emmaus Studio na Unsplash

“Na Década dos Oceanos definida pela ONU e num contexto global de uma combinação de crises que impactam negativamente o bem-estar da sociedade (a crise climática e da perda de biodiversidade numa velocidade nunca antes vista), precisamos de abordagens inovadoras para conservar os ecossistemas marinhos. Precisamos garantir que esses lugares não se percam e ao mesmo tempo gerem renda para as comunidades que ali vivem. O surfe vem crescendo muito em popularidade no país e reservas de surfe tem capacidade de melhorar a vida das comunidades locais já que boas ondas tem o potencial de gerar até US$ 18 milhões por ano, segundo pesquisa da Surf Conservation Partnership. É nesse contexto que nasce o projeto”, explica Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional no Brasil.

- Publicidade -

O objetivo é a criação de uma rede de reservas de surfe na costa brasileira e promover um modelo de gestão inovador para essas áreas focado na sustentabilidade.  As reservas são definidas pelas comunidades locais e são destinadas a valorização e conservação de ecossistemas de surfe.

A Onda no WSL 

O curta A Onda foi lançado em Saquarema (RJ) durante a rodada da Liga Mundial de Surfe (WSL). A parceria entre CI-Brasil e Instituto APRENDER Ecologia recebeu recursos do WSL One Ocean para desenvolver ações locais de conservação costeira e marinha durante a etapa brasileira.

energia das ondas
Foto: Jeremy Bishop | Unsplash

De 21 a 25 de junho foram feitas ações de limpeza e plantio de mudas de mangue na Lagoa de Saquarema, ecossistemas fundamentais para as ondas icônicas da praia de Itaúna; implementação de piloto de barreiras de fluxo para combater a poluição da água; atividades educativas para alunos de uma escola municipal sobre a importância da lagoa e dos ecossistemas locais para a preservação da arrebentação de renome mundial; e a primeira reunião do Conselho Estratégico do Programa Brasileiro de Reservas de Surf, que norteará os próximos passos para tirar a iniciativa do papel.

A Natureza Está Falando 

“O que você acha que eu posso fazer com as suas correntes, seu litoral, seu clima? O que eu peço é simples: pare de destruir as florestas que mantêm minhas águas limpas, pare de encher a atmosfera com gás carbônico e guarde seu plástico com você. Colabore comigo agora. Antes que seja tarde demais. Eu vou continuar vindo. Eu sou a onda”, diz A Onda, na voz de Carlos Burle.

a natureza está falando
Imagem: Reprodução | Conservação Internacional

A Onda foi dirigido pelo renomado cineasta de surfe Taylor Steele. A Conservação Internacional desenvolveu a campanha “A Natureza Está Falando” em 2014. O objetivo: dar voz à natureza e reformular o motivo pelo qual a conservação é importante, reforçando que as pessoas precisam da natureza se quisermos proteger nosso futuro no planeta.

A série inclui filmes que personificam diferentes elementos da natureza, – Oceano, Solo, Amazônia, Mãe Natureza, A Flor – narrados por alguns dos maiores nomes da cultura brasileira, entre eles Rodrigo Santoro, Gilberto Gil, Camila Pitanga, Maria Bethânia, Juliana Paes. Os filmes foram vistos mais de 100 milhões de vezes em todo o mundo em 10 idiomas.

Confira a todos os vídeos da campanha A Natureza Está Falando.