- Publicidade -

Aeroporto de Los Angeles proíbe venda de água em garrafa descartável

Apenas em 2019, cerca de 9 milhões de garrafas plásticas de água foram vendidas nos terminais do aeroporto – 24 mil por dia!

garrafas de plástico
Foto: iStock

Quando pensamos em comprar alguma coisa nos aeroportos, normalmente encontramos produtos muito mais caros do que em outros lugares e uma quantidade enorme de descartáveis – já que este é um lugar para quem está literalmente de passagem.  O resultado é que, apesar dos produtos inflacionados, os aeroportos acabam se tornando uma grande fonte de resíduos – em boa parte resíduos plásticos.

- Publicidade -

Para fugir desta regra e se tornar uma inspiração, Los Angeles International, um dos aeroportos mais movimentados do mundo, proibiu a venda de água garrafas plásticas descartáveis. A proibição da venda de garrafas plásticas de água inclui máquinas de venda automática e eventos que acontecem no aeroporto, mas não se estende para outras bebidas engarrafadas, nem afeta a água engarrafada dos serviços de voo em aeronaves.

A notícia foi compartilhada no Facebook em dia 30 de junho, no dia 30 de junho de 2023. No post, estava uma garrafa retornável com a frase “essa bebida é por nossa conta”. A partir desta data, a administração do aeroporto passou a recomendar que os passageiros e visitantes trouxessem suas próprias garrafas já que o local possui muitos bebedores, espalhados por todos os terminais. A medida, além de evitar a geração de resíduos plásticos, também ajuda a poupar o dinheiro de quem passa pelo aeroporto, já que a água é fornecida de graça.

água em garrafa aeroporto de los angeles
Foto: FaceBook | Aeroporto de Los Angeles

Esta proibição é uma sequência de uma política adotada desde 2021, para eliminar gradualmente as garrafas de água de uso único e reduzir o desperdício de plástico nos aeroportos internacionais de Los Angeles, que inclui o Los Angeles International e o aeroporto Van Nuys. “A eliminação de garrafas plásticas de água descartáveis ​​é a coisa certa a fazer para nossos aeroportos, nossas comunidades e nosso meio ambiente”, disse Justin Erbacci, CEO da LAWA, administradora dos aeroportos.

De acordo com Erbacci, a ideia é que os aeroportos se tornem estabelecimentos com zero resíduos até 2045. O plano de sustentabilidade da LAWA também inclui ainda emissões líquidas de carbono zero das operações e 100% de uso de eletricidade renovável até 2045.

- Publicidade -
garrafa de plástico
Foto: Pixabay

Segundo a LAWA, apenas em 2019, que mais de 9 milhões de garrafas de água de plástico foram vendidas no LAX – uma média de mais de 24 mil garrafas por dia.

O documento com a política afirma que “abandonar as garrafas plásticas descartáveis ​​e adotar as reutilizáveis ​​reduz o desperdício de plástico e a poluição para ajudar os passageiros a reduzir seu impacto ambiental durante a viagem”.

O Los Angeles International é o segundo aeroporto do mundo a proibir a venda de garrafas plásticas de água. O primeiro foi o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), que proibiu as garrafas plásticas de água em 2019. Em 2021, a política da SFO se passou a proibir a venda de outros tipos de bebidas em garrafas plásticas.

- Publicidade -

Nota do CicloVivo

Esperamos que a proibição estabelecida pelo aeroporto de Los Angeles seja inspiração para outros estabelecimentos. Mais do que reciclar, precisamos repensar, recusar e reduzir drasticamente o uso das embalagens plásticas. No entanto, não precisamos esperar uma regra para fazer a nossa parte: ande sempre com uma garrafa ou copo retornável para beber água. Você economiza dinheiro, poupa recursos naturais e ajuda a eliminar a poluição por plásticos e microplasticos que ameaçam a nossa saúde e a saúde do plantes.