- Publicidade -

Programa de sustentabilidade abre inscrição para condomínios

Condomínios no estado de SP com mais de 80 apartamentos pode se inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira (7/10)

área verde horta sustentabilidade em condomínio
A implantação de hortas e áreas verdes estão entre as ações que podem ser desenvolvidas. Foto: Lellolab

Já parou para pensar que a água da chuva e da máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar as áreas em comum do seu condomínio? Os resíduos orgânicos que geramos também podem ser reaproveitados, e virar adubo. A destinação das nossas embalagens para reciclagem é outro exemplo de como podemos implementar iniciativas sustentáveis entre vizinhos. Trocar o piso por áreas verdes é uma outra solução sustentável, ajudando a combater ilhas de calor, inundações e deixando o condomínio mais bonito.

- Publicidade -
condomínio sustentável
Atividade comunitária promovida entre vizinhos. Foto: Lellolab

Justamente para colocar estas e outras ações em prática o Lellolab, o laboratório de inovação de vida em comum do grupo imobiliário Lello, abriu inscrições para selecionar condomínios no estado de São Paulo para desenvolver projetos de sustentabilidade com a sua equipe e os parceiros, de forma gratuita.

O programa é dividido em quatro etapas e está aberto a condomínios com mais de 80 apartamentos, sejam administrados ou não pela Lello. A ideia é apoiar condomínios a identificar oportunidades e implementar soluções que podem contribuir com o planeta, com a qualidade de vida dos moradores e até com a parte financeira dos condomínios, com iniciativas que possam gerar economia e renda para a comunidade de moradores.

condomínio sustentabilidade
Entre as ações que podem ser desenvolvidas nos condomínios está o uso de energia limpa e a coleta de recicláveis. Foto: Lellolab

“Trata-se do primeiro programa de inovação sustentável do Brasil a propor uma jornada de transformação em condomínios, por meio de co-criações e experimentações que contribuam para desenharmos um futuro mais comunitário e sustentável para os edifícios residenciais”, afirma Filipe Cassapo, diretor do Lellolab.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada até o dia 07 de outubro no site lellolab.com.br/inovacaosustentavel. Ao todo, 12 condomínios serão selecionados para o programa e o resultado da seleção acontece no dia 17 de outubro.

- Publicidade -

Com 120 dias de duração, o programa vai levar aos condomínios selecionados atendimento, facilitação e consultoria para a criação de projetos de sustentabilidade customizados, conforme o perfil de cada comunidade condominial. “Será uma jornada colaborativa de inovação, circularidade e regeneração urbana”, diz Filipe.

horta condomínio
Hortas comunitárias são uma alternativa para condomínios. Foto: Lellolab

As ações de sustentabilidade podem ajudar a promover a mobilidade urbana, agricultura urbana, gestão de resíduos, reaproveitamento de espaços, eventos comunitários, entre outras.

Gostou? Quer participar? Consulte o Manifesto e o regulamento do programa completo no site lellolab.com.br/inovacaosustentavel.

- Publicidade -

Inovação Sustentável

pátio de compostagem
Alguns condomínios podem receber pátios de compostagem para resíduos orgânicos. Foto: Lellolab

O Lellolab de Inovação Sustentável é um programa do Lellolab – Laboratório de Inovação da Vida em Comum, braço de inovação urbana que desenvolve soluções para a melhoria da experiência de viver em comunidades condominiais, propondo novas estratégias para a adoção de sustentabilidade socioambiental em condomínios e bairros.

compostagem
A compostagem gera um adubo orgânico que pode ser usado nas hortas. Foto: Lellolab

É o primeiro no Brasil a propor uma jornada de transformação sustentável com o intuito de melhorar a vida em comum nos condomínios, por meio de experiência em pesquisa e prototipação de serviços e produtos de inovação e regeneração urbana, com foco em condomínios, pessoas e meio ambiente.

Por Thalita Manca (@thalitamanca), para o CicloVivo