- Publicidade -

Evento gratuito debate rastreabilidade das cadeias de valor da Amazônia

Objetivo é ajudar a identificar quais atividades contribuem para o desenvolvimento sustentável do bioma e quais são predatórias ou ilegais

guaraná amazônia
Guaraná da Amazônia. Foto: PPA

No dia 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia. A data é especialmente importante em 2023, ano de alinhamentos importantes para o presente e futuro do bioma. Neste cenário, a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com apoio da USAID Brasil, se reuniram para promover um debate sobre a rastreabilidade nas cadeias produtivas da Amazônia Brasileira, um dos grandes desafios da região na atualidade.

- Publicidade -

Com diversas atividades econômicas ligadas ao desmatamento e crimes socioambientais, é fundamental diferenciar e informar quais são os produtos dessas atividades predatórias, muitas vezes ilegais, e quais são aqueles originários de uma outra economia, mais justa e sustentável.

bioeconomia desenvolvimento sustentável
Foto: PPA

Na programação do encontro, estão previstos painéis com a participação de especialistas e organizações com ampla experiência na Amazônia, como COOPATRANS, Imaflora, Conexsus, CocoaAction, Natura e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O evento acontecerá no dia 05/09 e será transmitido ao vivo, das 14h às 17:30h. Para mais informações e inscrições, acesse conteudo.blog.gs1br.org/ppa.

rastreabilidade produtos Amazônia
Imagens: Divulgação PPA

PPA

A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na região, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade, através do fomento de Parcerias de Desenvolvimento capazes de contribuir com a visão de desenvolvimento de “Amazônia(s) com qualidade de vida, riqueza de biodiversidade e uso sustentável de seus recursos naturais”. Para mais informações, acesse a Teoria da Mudança da PPA.

- Publicidade -
castanha do Pará
Terreno e castalhal do coletor e associado da ASSOAB (Assossiação dos Agropecuários de Baruri) Pedro Castro, localizado na zona rural do município de Beruri, Amazonas, Foto: Bruno Kelly

GS1 Brasil

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, é uma organização multissetorial, neutra e sem fins lucrativos, que desenvolve e mantém padrões globais para uma comunicação empresarial eficiente, colaborando para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final. ​​​​​​​​​​​​​Para mais informações acesse gs1br.org.

USAID

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é a agência do governo americano encarregada da ajuda e da cooperação para o desenvolvimento. A USAID tem uma longa história de colaboração com parceiros brasileiros. Desde 2014 implementa a Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia (PCAB), que visa assegurar a integridade e a conservação do ecossistema amazônico e ao mesmo tempo, melhorar o bem-estar e a situação econômica das comunidades tradicionais e rurais que vivem na região amazônica. Para mais informações, acesse: pcabhub.org.

- Publicidade -