- Publicidade -
transporte público
Foto: Emil Boc | Facebook 

Trocar resíduos plásticos por descontos em produtos e/ou serviços é um conceito que sempre faz sucesso. Em Cluj-Napoca, terceira maior cidade da Romênia, os moradores estão separando embalagens de plástico, metal e vidro para trocar por passagens gratuitas no transporte público.

- Publicidade -

O programa de reciclagem foi implementado pela gestão municipal, que inaugurou um ponto de coleta de embalagens recicláveis na última segunda-feira (1º). Além de estimular a destinação correta dos resíduos e facilitar sua gestão, o programa estimula o uso de transporte público e ajuda a população a se deslocar, haja visto o aumento dos preços dos combustíveis.

Como funciona

Os cidadãos terão de levar 15 recicláveis lavados, sem líquidos e com a etiqueta intacta. Os recipientes de vidro não podem ter mais de 1,5 litros, enquanto os de plástico não devem exceder 3 litros.

transporte público
Foto: Emil Boc | Facebook

Cada item deve ser inserido um por um em um recipiente de contêiner. Em alguns segundos, a máquina fará a análise se o produto é condizente com as regras propostas. Após a aceitação das embalagens de plástico ou vidro, a pessoa recebe um voucher que vale duas viagens em transporte público.

Foto: Emil Boc | Facebook

Incentivo constante ao transporte público

Projetos semelhantes já foram testados em Roma, Lituânia e em uma cidade na Indonésia. Mas, esta não é uma ideia isolada. Cluj-Napoca é uma cidade bem criativa no quesito de incentivar seus moradores a abrirem mão de veículos particulares.

- Publicidade -
Foto: Emil Boc | Facebook

Em 2020, a cidade testou um programa em que os cidadãos pagavam o transporte público com 20 agachamentos – neste caso, a ideia era também encorajar a adoção de estilo de vida saudável.

transporte público
Foto: SportsFestival | Facebook

Já em 2021 foi implementado as “Sextas-feiras Verdes”, onde os passageiros podiam viajar gratuitamente no transporte público todas as sextas-feiras.

Foto: Emil Boc | Facebook 

- Publicidade -