- Publicidade -

Cidade espanhola é premiada por acessibilidade

O ambiente urbano de La Laguna é totalmente inclusivo nas ruas, sistemas de transporte e atividades sociais

cidades acessíveis
Foto: Jorge Franganillo | Flickr

San Cristobal De La Laguna é uma cidade localizada na Comunidade Autônoma Canárias, na ilha de Tenerife, Espanha. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO por ser um exemplo único de cidade colonial não murada. Elaborada a partir de um projeto  baseado em princípios filosóficos, esse território “sem fronteiras” hoje reflete-se em um ambiente urbano totalmente inclusivo para pessoas com deficiência. 

- Publicidade -

Popularmente conhecida como La Laguna, a cidade venceu o Prêmio Cidade Acessível 2024, ao concorrer com outras cidades europeias, por priorizar a acessibilidade das pessoas com deficiência nos espaços urbanos, sistemas de transporte e atividades sociais.

Entre as iniciativas implementadas no local, pode-se destacar que todos os veículos e todas as estações da rede de bondes da cidade são totalmente acessíveis, e o centro da cidade possui semáforos acústicos e pavimentação tátil para orientar as pessoas com deficiência visual.

cidade acessibilidade
Foto: Jorge Franganillo | Flickr

Em 2021, o município lançou o Punto Naranja, um espaço móvel com recursos para eventos inclusivos e acessíveis. O Punto Naranja fornece intérpretes de linguagem de sinais, sistemas anti-ruído e pessoal treinado, bem como materiais de fácil leitura. O compromisso da cidade com a acessibilidade é também exemplificado por diversas outras iniciativas, incluindo a adoção de uma declaração institucional para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência para promover ações positivas nesta área.

Além disso, foram criados um conselho para pessoas com deficiência e um provedor para pessoas com deficiência. O Conselho para a Deficiência envolve diretamente as pessoas com deficiência na tomada de decisões através do seu trabalho consultivo, enquanto o Provedor de Justiça presta aconselhamento independente à Câmara Municipal, coordenando e promovendo as iniciativas de acessibilidade da cidade em colaboração com o Conselho.

- Publicidade -

A Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, que entregou o prêmio, lembrou que “demasiadas vezes” as pessoas com deficiência têm de enfrentar múltiplas barreiras que as impedem de experimentar “plenamente” a vida nas suas cidades. “A acessibilidade é fundamental para alcançar uma sociedade inclusiva, uma vez que é um facilitador de direitos e de autonomia”, destacou.

cidade acessibilidade
Foto: Hectorlo | Flickr

A vereadora de Assistência Social e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de La Laguna, María Leonor Cruz, destacou à Agência EFE que a cidade trabalha na acessibilidade desde 2019 para garantir que todos os cidadãos do município possam usufruir dos serviços.

Acessibilidade pela igualdade 

Espaços acessíveis, tanto físicos como digitais, são um primeiro passo crucial para alcançar a igualdade. Cerca de 87 milhões de pessoas na Uniāo Europeia têm deficiência. Se as pessoas com deficiência não têm acesso a transportes, lojas, parques não podem tomar as suas próprias decisões ou assumir o controle das suas vidas.

- Publicidade -

Desde 2010, o Prêmio Cidade Acessível celebra cidades que fazem da acessibilidade a sua prioridade. A iniciativa também faz parte da Estratégia sobre os direitos das pessoas com deficiência para 2021-2030 para construir uma Europa sem barreiras.

cidades acessíveis
Foto: Boris Busorgin | Unsplash

Dos 32 candidatos, um júri europeu seleccionou cinco cidades. Além de San Cristóbal de La Laguna (Espanha), escolhida como vencedora deste ano, a cidade de Łódź (Polônia) recebeu o segundo lugar pela implementação de normas abrangentes de acessibilidade para orientar todos os investimentos municipais, e a cidade de Saint-Quentin (França) ganhou o terceiro lugar pela melhoria da acessibilidade na sua rede de transportes públicos. 

Além disso, Tübingen (Alemanha) recebeu uma menção especial pelo desenvolvimento urbano em linha com os princípios da acessibilidade. O Condado de Dublin Sul, na Irlanda, também recebeu uma menção especial pelos parques infantis, reconhecendo o seu compromisso em garantir que as áreas recreativas tenham paisagens variadas que incorporem elementos naturais, ao mesmo tempo que permanecem acessíveis.